Sobrevida para MTV? Paramount busca parceiros estratégicos para reinventar o canal

Empresa controlada por David Ellison, que busca comprar a Warner Bros Discovery, conversa com empresas importantes da indústria musical e contratou assessores financeiros para ajudá-la na tarefa, disseram fontes à Bloomberg News

A sale sign sits inside the MTV store in New York, U.S., on Tuesday, July 28, 2009. Viacom Inc., owner of MTV Networks and the Paramount Pictures film studio, said second-quarter profit fell 32 percent because of an advertising slump and declining movie revenue. Photographer: Andrew Harrer/Bloomberg
Por Lucas Shaw
08 de Janeiro, 2026 | 05:26 PM

Bloomberg — A Paramount Skydance tem um plano para reviver a MTV - e quer a ajuda da indústria musical.

Executivos da Paramount conversaram com várias empresas importantes e com as principais figuras do setor musical sobre a aquisição de uma participação na rede a cabo, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto que falaram com a Bloomberg News.

PUBLICIDADE

A Paramount contratou assessores financeiros para ajudar a identificar um parceiro estratégico que investiria dinheiro na MTV e ofereceria ativos adicionais, como direitos musicais ou conexões com os principais artistas, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas porque as negociações estão em andamento.

Leia mais: Spotify testa recurso para gerar playlists personalizadas a partir de ideias

Outrora um negócio próspero, a MTV definhou nas últimas duas décadas e perdeu seu lugar no epicentro da cultura pop.

PUBLICIDADE

No fim de 2025, encerrou a operação de canais específicos em diferentes países da Europa, como Reino Unido, Alemanha e França, entre outros.

A rede teve uma média de menos de 200.000 espectadores por noite no horário nobre no ano passado, abaixo de redes como Ion Mystery, Newsmax e Oxygen, de acordo com dados da Nielsen.

A Paramount acredita que pode revigorar a MTV reformulando-a como algo mais do que uma rede de TV a cabo e voltando o foco para a música.

PUBLICIDADE

A MTV começou em 1981 como um canal que transmitia videoclipes antes de evoluir para uma programação de reality shows, e a Paramount quer usar a programação musical para reforçar seu serviço de streaming, o Paramount+.

David Ellison, novo controlador da Paramount Skydance: plano para reviver a MTV (Foto: Fotógrafo: Kyle Grillot/Bloomberg)

O produtor de cinema e TV David Ellison adquiriu o controle da Paramount em agosto. E colocou o revigoramento de marcas como MTV e CBS News entre suas prioridades.

Se ele encontrar um parceiro estratégico para a MTV, a estratégia poderá servir de modelo para outros negócios da Paramount.

PUBLICIDADE

A Paramount procura um parceiro neste ano para que possa iniciar a transição antes de suas próximas negociações com os principais fornecedores de TV por assinatura em 2027.

A empresa não está interessada em vender a rede diretamente e pode acabar não fazendo nenhum acordo.

Ellison também tenta adquirir a Warner Bros. Discovery Inc. e, se for bem-sucedido, essa aquisição aumentaria consideravelmente a dívida da Paramount. Isso também tornaria a Paramount a maior proprietária de redes a cabo nos Estados Unidos.

Leia mais: TikTok vai encerrar serviço de streaming de música concorrente de Spotify e Apple

Nesta semana, no entanto, o conselho da Warner votou para rejeitar a proposta da Paramount e para que seja aceita a oferta da Netflix.

Esta não é a primeira vez que uma empresa tenta reinventar a MTV.

Líderes anteriores reviveram o MTV News, trouxeram de volta antigos sucessos e criaram uma nova versão do Total Request Live, um programa diário de contagem regressiva de músicas. Nada disso funcionou. A Paramount fechou os canais de música 24 horas da MTV em alguns países no final do ano passado.

Veja mais em bloomberg.com

©2026 Bloomberg L.P.