Samsung adota semana de 6 dias de trabalho para executivos, diz jornal

Segundo o Korea Economic Daily, medida é tomada após principais unidades do grupo sul-coreano apresentarem desempenho abaixo do esperado em 2023

A Samsung registou em 2023 o seu pior ano financeiro em mais de uma década, com uma queda de 73% no lucro líquido no 4º trimestre
21 de Abril, 2024 | 04:57 PM

Bloomberg Linea — Depois de frustar investidores com um lucro anual abaixo das expectativas, a Samsung decidiu adotar uma semana de trabalho de seis dias para todos os seus executivos, relatou o site do maior jornal de negócios da Coreia do Sul, o Korea Economic Daily.

Procurada pela reportagem, a Samsung Brasil disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não iria comentar o assunto. Fontes ligadas à empresa ouvidas pela Bloomberg Línea disseram que a decisão vale apenas para a Coreia do Sul e não será adotada no Brasil.

O movimento da gigante sul-coreana de tecnologia vai na contramão do mercado corporativo, em que a redução da jornada semanal motiva um debate entre empreendedores, economistas, trabalhadores e autoridades sobre ganhos de produtividade, eficiência, bem como melhoria de qualidade de vida.

Citando funcionários do Samsung Group como fonte, a publicação sul-coreana disse que os executivos da Samsung Electronics, incluindo aqueles em divisões de vendas e manufatura, vão trabalhar aos sábados ou domingos, além da jornada regular de cinco dias.

PUBLICIDADE

Leia mais: Semana de trabalho de quatro dias em LatAm: é possível trabalhar menos e produzir mais?

A notícia também foi repercutida por outras publicações dedicadas aos assuntos econômicos e financeiros, como a revista norte-americana Fortune, que destacou a direção oposta tomada pelo grupo sul-coreano no momento em que empresas ao redor do mundo adotam a semana de trabalho de quatro dias.

A Samsung tenta “injetar uma consciência do momento de crise” entre os trabalhadores em suas principais unidades, incluindo a Samsung Electronics, e aumentar sua margem de lucro após o desempenho ficar abaixo das expectativas em 2023, relatou um executivo da Samsung Group, segundo o Korea Economic Daily.

PUBLICIDADE

Os executivos da empresa sul-coreana terão a opção de fazer horas extras ou no sábado ou no domingo, começando já nesta semana, relatou o portal local.

Além do desafio interno de reverter o desempenho insatisfatório, a Samsung também considerou, segundo a Fortune, os altos custos dos empréstimos, a guerra entre Ucrânia e Rússia e o aumento dos preços do petróleo, fatores que empurraram o grupo para adotar um “modo de emergência”, segundo a publicação.

Leia mais: Este bilionário acredita na semana de trabalho de quatro dias. E decidiu investir

A perda no ano passado de quase US$ 11 bilhões do negócio de semicondutores, que tem um peso de 80% nas receitas da companhia, preocupa a empresa e, segundo o jornal, alguns executivos já têm trabalhado voluntariamente seis dias por semana desde o início deste ano.

Por enquanto, não há uma decisão sobre a extensão do regime de horas extras nos finais de semana para funcionários abaixo do nível executivo, mas o Korea Economic Daily disse, com base em um porta-voz, que a empresa irá monitorar sua estratégia de negócios e adaptar conforme necessário.

O trabalho aos sábados e domingos já atinge os executivos da Samsung Display, Samsung Electro-Mechanics e Samsung SDS, com previsão de que os braços de serviços financeiros da empresa sigam esse caminho no futuro próximo, segundo o jornal.

Atualiza às 17h, do dia 23/4, com comentário de fontes ouvidas pela reportagem

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 25 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.