Bloomberg — O CEO da Tesla, Elon Musk, disse que a Samsung assumiu um papel maior na fabricação dos chips da montadora, um sinal de que a empresa sul-coreana está fazendo incursões em um mercado dominado pela Taiwan Semiconductor Manufacturing.
Musk disse aos investidores em uma teleconferência que a Samsung compartilhará as tarefas de fabricação do chip de inteligência artificial em desenvolvimento da empresa, o AI5.
Isso é algo que ele havia indicado anteriormente que seria produzido pela TSMC, a maior fornecedora de semicondutores feitos sob encomenda.
Leia também: Lucro da Tesla cai 31% no tri apesar de vendas recorde e aumenta pressão sobre Musk
“Preciso fazer um esclarecimento em relação a alguns comentários que fiz publicamente antes, que é o fato de que, na verdade, vamos focar tanto a TSMC quanto a Samsung inicialmente no AI5”, disse Musk durante a teleconferência do terceiro trimestre da Tesla.
O AI5 não foi projetado como uma unidade de processamento gráfico convencional, pois omite o processamento do sinal de imagem para economizar espaço e maximizar a eficiência, disse Musk na chamada e por meio de uma postagem no X.
A Tesla conta com os chips de IA para alimentar os recursos de carros autônomos e sua linha de robôs ainda incipiente. A empresa usa a tecnologia junto com o hardware da Nvidia, a principal fabricante de processadores de computação de IA.
Em julho, Musk disse que a Tesla usaria a Samsung para produzir o chip AI6 de próxima geração, o que confirmou uma reportagem da Bloomberg News. As empresas assinaram um pacto de US$ 16,5 bilhões que foi visto como uma grande vitória para a unidade de fundição da Samsung - um negócio que produz chips para clientes externos.
Na época, Musk disse que a Samsung já estava fabricando um chip AI4 de geração anterior e que a Tesla dependeria da TSMC para a versão que estava atualmente em desenvolvimento.
A Samsung permanece em um distante segundo lugar em relação à TSMC no setor de fundição. Mas está aumentando os investimentos em um centro de produção próximo a Austin, onde a Tesla está sediada.
--Com a ajuda de Yoolim Lee, Ian King e Vlad Savov.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Como o bilionário da Xiaomi buscou o confronto direto para desafiar Apple e Tesla
©2025 Bloomberg L.P.