Rio Alto contrata Laplace e Felsberg para reestruturação, dizem fontes

O setor de energia renovável tem enfrentado dificuldades financeiras no Brasil, com cortes de custos e reestruturação de dívidas

Por

Bloomberg — A empresa brasileira Rio Alto Energias Renováveis está trabalhando com a boutique de assessoria financeira Laplace Finanças e o escritório de advocacia Felsberg Advogados como assessores para reestruturação de dívidas, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pela Bloomberg News.

A Laplace e o Felsberg têm ajudado a Rio Alto a negociar com seus credores, tentando chegar a um acordo, já que a empresa busca evitar o pedido de recuperação judicial, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as discussões não são públicas.

A empresa entrou com uma medida cautelar de 60 dias em fevereiro para se proteger dos credores e obteve uma extensão do período de suspensão de pagamento de dívidas por mais 60 dias, disseram as pessoas.

A Fitch Ratings rebaixou a classificação das notas locais da Rio Alto de AA para D após a empresa não cumprir um prazo de pagamento de juros programado em abril, que foi suspenso pelo tribunal, embora as garantias bancárias ainda estivessem válidas.

Leia também: Os planos da Alemanha para obter 80% de sua energia de fontes renováveis

“Embora as debêntures sejam lastreadas por garantias irrevogáveis, irretratáveis ​​e proporcionais do Banco BTG Pactual, Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro e Banco Alfa, uma medida cautelar anulou o vencimento antecipado declarado pelo agente fiduciário, o que impede a execução das garantias”, afirmou a Fitch em relatório.

A Rio Alto constrói e opera projetos de energia solar.

Leia também: BP muda planos e planeja vender divisão de energia eólica ‘onshore’ nos EUA

O setor de energia renovável tem enfrentado dificuldades financeiras no Brasil, com cortes de custos e reestruturação de dívidas. A produção de energia está sendo limitada pelo operador da rede elétrica devido ao excesso de oferta, baixa demanda e capacidade limitada de transmissão em um momento em que as taxas de juros atingiram as máximas em duas décadas.

A Rio Alto não respondeu aos pedidos de comentário.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também: TotalEnergies mira hidrogênio verde de projeto no Brasil, dizem fontes