Renault investirá € 3 bi em novos modelos, de olho em LatAm e outros mercados

Novo plano estratégico busca dobrar a receita líquida por unidade vendida pela montadora francesa fora da Europa até 2027

Fábrica da Renault na Eslovênia
Por Leonardo Lara
25 de Outubro, 2023 | 03:14 PM

Bloomberg — A montadora francesa Renault apresenta seu “International Game Plan 2027″, que pretende investir 3 bilhões de euros para lançar oito novos modelos até 2027 e impulsionar o desempenho da marca em suas principais regiões históricas. O plano faz parte da estratégia denominada Renaulution.

Do total de oito lançamentos, cinco deles serão nos segmentos C e D. Objetivo é posicionar a marca nos segmentos que criam maior valor até 2027, diz Renault em comunicado. Plano é duplicar a receita líquida por unidade vendida fora da Europa até 2027, em comparação com 2019.

Renault irá reforçar sua posição no segmento B com o lançamento do Kardian, que entrará no mercado da América Latina e do Marrocos no próximo ano, segundo o comunicado. O modelo foi apresentado para o mercado em evento no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (25).

O Kardian é o primeiro modelo baseado em uma nova plataforma flexível criada pelo grupo para maximizar sinergias entre regiões globais e que será montada na América Latina, Turquia, Marrocos e Índia. A plataforma permite fontes de energia e novos grupos motopropulsores, que vão da combustão ao full hybrid, com tração dianteira e quatro rodas.

PUBLICIDADE

Uma segunda plataforma, dedicada aos modelos topo de gama nos segmentos D e E, será de Arquitetura Modular Compacta (CMA) e baseada em parceria entre a Renault e a Geely, assinada em 2022.

Veículos desta plataforma serão projetados pelo centro de engenharia em Seul e construídos na fábrica de Busan. O primeiro veículo desenvolvido nesta plataforma será apresentado no final do primeiro semestre de 2024, diz o comunicado.

A redução das emissões de CO2 dos próximos veículos também está nos objetivos do plano, e será alcançada primeiro com motorizações híbridas para a futura gama, mas também com a introdução de modelos elétricos E-Tech, diz o comunicado. Renault pretende vender um em cada três automóveis com versão elétrica ou híbrida fora da Europa até 2027.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Petz aposta em super app para clientes e rejeita ‘M&A do Excel’, diz CEO

Real resiliente deve ajudar o Banco Central a cortar juros, diz estrategista do BTG