Bloomberg — O diretor executivo (CEO) da McLaren Racing Limited, Zak Brown, embolsou £ 37,3 milhões (US$ 50,3 milhões) no ano passado, depois de conquistar o título de equipe de Fórmula 1 pela primeira vez desde 1998, o que o torna um dos chefes mais bem pagos do setor esportivo.
A remuneração do diretor mais bem pago da equipe saltou de £ 26,4 milhões no ano anterior, conforme mostram as contas arquivadas na Companies House do Reino Unido.
Um porta-voz da McLaren confirmou que esse diretor é Brown. A remuneração total dos principais executivos mais do que dobrou e somou £ 75,7 milhões, sendo a maior parte proveniente de pagamentos baseados em ações.
Leia também: Quando a velocidade exige milhões: por que a Fórmula 1 é o esporte mais caro do mundo
A equipe liderada por Brown, 53 anos, tem como objetivo repetir o sucesso do ano passado, conquistando novamente o título de equipe, mas também tem como meta a vitória individual no Mundial com um de seus pilotos, Lando Norris ou Oscar Piastri. Eles atualmente lideram a classificação desta temporada.
O sucesso do ano passado ajudou a aumentar a receita do grupo, que também tem uma equipe de Fórmula Indy, em 23%, para £ 530,3 milhões. O lucro antes dos impostos mais do que triplicou e chegou a £ 37,5 milhões.
Isso acontece depois que a McLaren foi avaliada em mais de £3 bilhões em uma venda de participação no mês passado, ressaltando o otimismo dos investidores em relação ao esporte.
Os proprietários da McLaren Group Limited - o fundo soberano de Bahrain Mumtalakat e a CYVN Holdings, sediada em Abu Dhabi - assumiram o controle total da equipe de corrida, comprando investidores minoritários, incluindo a MSP Sports Capital.
A popularidade da F1 aumentou nos últimos anos, especialmente nos EUA. Executivos, incluindo Brown, elogiaram o impacto que a série de documentários da Netflix teve sobre o esporte, conquistando novos fãs.
Leia também: Moët Hennessy aposta em espumante sem álcool na F1 de olho em novos hábitos de beber
Espera-se que o recente filme, estrelado por Brad Pitt, amplie ainda mais o apelo do esporte.
Brown, que assumiu o cargo de CEO em 2018 quando a equipe estava com dificuldades, é uma das figuras mais proeminentes do esporte.
Ele se desentendeu regularmente com Christian Horner, seu rival que dirigiu a Red Bull Racing até ser demitido no verão. Relatórios sugerem que Horner recebeu um grande pagamento após deixar a equipe.
O piloto australiano Piastri, da McLaren, lidera o atual campeonato, com seu companheiro de equipe britânico Norris não muito atrás. O tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, está começando a ganhar terreno em terceiro lugar depois de vencer as duas últimas corridas.
A McLaren não ganha o título individual desde 2008, quando Lewis Hamilton conquistou sua primeira vitória na categoria.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.