Receita da Baidu cresce 3% com impulso da IA, mas queda na publicidade preocupa

Com IA e nuvem, Baidu tenta recuperar espaço frente a Alibaba, Tencent e novos rivais como o DeepSeek

O lucro líquido da empresa aumentou 42%, mais forte do que o previsto
Por Bloomberg News
21 de Maio, 2025 | 02:25 PM

Bloomberg — A Baidu registrou um aumento acima da expectativa em sua receita, depois que a líder chinesa de buscas na Internet se defendeu da intensificação da concorrência em IA e de uma persistente desaceleração econômica.

As ações da empresa subiram mais de 2% nas negociações pré-mercado nos EUA.

PUBLICIDADE

Ela relatou um aumento de 3% na receita para os três meses encerrados em março, para 32,5 bilhões de yuans (US$ 4,5 bilhões), quando os analistas esperavam uma ligeira queda.

Leia também: Chinesa Baidu prepara óculos com IA para rivalizar com Ray-Bans da Meta

O lucro líquido aumentou 42%, mais forte do que o previsto, impulsionado em parte pelos ganhos com investimentos.

PUBLICIDADE

O Baidu se beneficiou da demanda por computação no boom chinês de desenvolvimento de IA pós-DeepSeek, compensando um declínio na publicidade.

A inesperada expansão geral da receita dá ao criador do modelo Ernie alguma margem de manobra para monetizar a inteligência artificial - uma mudança no setor que deve prejudicar seu negócio de marketing.

Sua plataforma de pesquisa agora compete com aplicativos sociais e navegadores nativos de IA para atrair a atenção dos usuários.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, o marketing on-line permanece vulnerável a uma desaceleração no consumo doméstico, exacerbada pelas incertezas das campanhas tarifárias do governo Trump.

As ações do Baidu ganham com a receita do primeiro trimestre superando as estimativas: Street Wrap

As ações do Baidu subiram cerca de 6% em 2025, ficando muito atrás de seus pares, incluindo o Alibaba e a Tencent após a ascensão do DeepSeek.

PUBLICIDADE

Como muitas grandes empresas de tecnologia, a Baidu conta com a IA generativa para impulsionar a demanda de inferência para sua nascente divisão de nuvem, que aumentou as vendas em dois dígitos nos últimos trimestres.

A empresa também espera que o Ernie permaneça competitivo com os modelos de última geração do DeepSeek, semeando todo um ecossistema de aplicativos nativos de IA.

O fundador bilionário Robin Li disse em abril que a empresa poderia desenvolver modelos tão bons quanto os da DeepSeek, mas ainda mais baratos, graças aos novos clusters de computação montados com chips internos.

A empresa sediada em Pequim foi a primeira entre os líderes tecnológicos chineses a lançar um chatbot modelado segundo o ChatGPT da OpenAI, mas os aplicativos rivais da ByteDance e da Tencent logo ganharam popularidade.

Modelos de código aberto, como o Qwen e o DeepSeek da Alibaba, ganharam maior reconhecimento na comunidade global de desenvolvedores.

Isso forçou a empresa de Li a abrir o código aberto de seus modelos também e a descartar a assinatura mensal de US$ 8 do Ernie Bot, que durou pouco tempo.

Na quarta-feira, o fundador da empresa disse que a empresa estava se concentrando em áreas que incluem modelos multimodais - que combinam uma miríade de dados de imagens a vídeos para gerar conteúdo - e assistentes virtuais.

“Não precisamos necessariamente assumir uma liderança inicial em todas as direções possíveis”, disse Li aos analistas em uma teleconferência. “Em vez disso, concentramos estrategicamente nossos esforços de iteração de modelos em áreas com valor real de aplicação, onde podemos desenvolver os recursos mais competitivos.”

O que diz a Bloomberg Intelligence:

O 1T do Baidu foi menos pior do que o esperado, embora o lucro operacional ajustado do grupo de internet ainda tenha afundado, caindo 20% ao ano durante o 1T para 5,3 bilhões de yuans. A aceleração da demanda por serviços em nuvem de IA impulsionou o aumento da receita, mas os anúncios de mecanismos de busca - o principal mecanismo de receita do Baidu - permaneceram muito fracos, caindo 5,9% para 16 bilhões de yuans. A margem bruta não atingiu as previsões em 300 pontos-base, já que a mudança de mix para a nuvem de baixa margem fez com que as margens brutas do grupo caíssem 540 pontos-base anualmente para 46,1%.

- Robert Lea e Jasmine Lyu, analistas

A comercialização de IA da Baidu pode dar frutos mais rapidamente na direção autônoma.

A empresa opera uma frota de veículos autônomos que os usuários domésticos podem utilizar por meio de um aplicativo em grandes cidades como Pequim, Guangzhou e Wuhan.

A empresa está agora levando o serviço de robotáxi para mercados globais, incluindo o Oriente Médio e a Europa.

Em termos de pesquisa, o Baidu está lutando para conter a migração de usuários para plataformas de vídeo social como Xiaohongshu e Douyin, o gêmeo chinês do TikTok.

Até mesmo os navegadores da Web estão se tornando campos de batalha de IA, pois a Alibaba e a Tencent adicionam agentes integrados aos seus navegadores para capturar as consultas dos usuários.

Veja mais em bloomberg.com