Produção de minério de ferro da Vale supera projeções com impulso de mina na Amazônia

Companhia entregou 83,6 milhões de toneladas no segundo trimestre, superando a estimativa de 82 milhões de analistas ouvidos pela Bloomberg

A empresa atingiu a maior produção do segundo trimestre desde 2021 em suas operações em Carajás, na Amazônia (Foto: Dado Galdieri/Bloomberg)
Por Mariana Durao
23 de Julho, 2025 | 08:23 AM

Bloomberg — A produção de minério de ferro da Vale (VALE3) no segundo trimestre superou as estimativas, impulsionada por um recorde de produção de sua principal mina no Brasil.

O principal fornecedor de minério de ferro entregou 83,6 milhões de toneladas métricas nos três meses encerrados em 30 de junho, informou em um relatório na terça-feira.

PUBLICIDADE

Os analistas ouvidos pela Bloomberg esperavam que a empresa entregasse 82 milhões de toneladas do ingrediente siderúrgico. A produção superou o período do ano anterior e o trimestre anterior.

Leia também: Vale vê minério de ferro ‘em níveis de US$ 100′ a tonelada, segundo VP Comercial

A Vale atingiu a maior produção do segundo trimestre desde 2021 em suas operações em Carajás, na floresta amazônica brasileira, incluindo a mina S11D.

PUBLICIDADE

Também mencionou o aumento de novos ativos, incluindo uma planta no estado de Minas Gerais, onde tem suas minas mais antigas.

As vendas de minério de ferro ficaram abaixo da produção, disse a Vale.

A empresa sediada no Rio de Janeiro vem mudando de uma abordagem de valor sobre volume, oferecendo uma gama mais ampla de graus para atender à demanda do mercado. ]

PUBLICIDADE

As margens das usinas siderúrgicas têm sido estressadas, de modo que elas nem sempre estão pagando um prêmio para comprar o minério de maior qualidade produzido pela Vale.

Os preços do minério de ferro perderam valor após um pico em 2025, em meados de fevereiro.

Leia também: CEO da Vale diz que a mineradora brasileira tem que se tornar a maior do mundo

PUBLICIDADE

Nas últimas semanas, começaram a se recuperar devido a sinais de que as reformas no lado da oferta na China podem estar ganhando força.

O plano da China para uma megabarragem no Tibete também reforçou as perspectivas de demanda.

(Fonte: SGX)

A Vale informou que o preço realizado do minério de ferro foi de US$ 85,1 por tonelada no trimestre.

Os analistas esperam que os preços mais fracos e os custos mais altos compensem os volumes de minério de ferro sazonalmente mais fortes nos lucros da empresa. A Vale deve divulgar seus resultados financeiros em 31 de julho.

Leia também: Vale enfrenta incerteza com queda do minério e desaceleração da economia chinesa

A mineradora manteve inalterada o seu guidance de produção de minério de ferro para o ano inteiro, de 325 milhões de toneladas a 335 milhões de toneladas, divulgada em dezembro.

O minério de ferro ainda responde por cerca de 80% das receitas da Vale, mas a empresa também é produtora de metais básicos com operações no Brasil, Canadá e Indonésia.

A produção de níquel aumentou 44,4% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, enquanto a produção de cobre foi 17,8% maior.

Veja mais em bloomberg.com