Petrobras negocia recompra de fatia em refinaria vendida para Mubadala há 2 anos

Refinaria de Mataripe, operada pela Acelen, é uma das que foram vendidas no plano de desinvestimento da companhia; empresa diz que acordo ainda está sujeito à avaliação

Tanques em refinaria da Petrobras
Por Mariana Durão
22 de Dezembro, 2023 | 03:29 PM

Bloomberg — A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou que está em negociações com a Mubadala Capital para recomprar uma participação em uma refinaria que vendeu há dois anos para o braço de investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi.

O acordo ainda está sujeito à avaliação interna da Petrobras, e uma parceria também É considerada, informou a empresa em comunicado na sexta-feira.

A movimentação faz parte de uma potencial parceria estratégica no setor de downstream no Brasil entre as empresas, que assinaram um memorando de entendimento em setembro para desenvolver tais projetos.

A refinaria Mataripe, na Bahia, tem uma capacidade de processamento de 333.000 barris de petróleo por dia e é atualmente operada pela Acelen, uma empresa de energia pertencente à Mubadala. A empresa pagou US$ 1,8 bilhão para adquirir o ativo durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu durante sua campanha eleitoral priorizar o refino. E o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, comprometeu-se a interromper desinvestimentos “irracionais” e, em vez disso, começou a direcionar o foco da empresa de petróleo para aquisições.

Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia do país, também instou a Petrobras a recomprar a planta como parte de uma política para proteger os consumidores no nordeste do país dos altos preços dos combustíveis.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Shell faz novas demissões enquanto CEO busca reduzir custos e aumentar eficiência

Unigel rompe ‘covenant’ das debêntures com queda dos lucros