Pandora reduz previsão de vendas para o ano com menor demanda nos EUA e alta da prata

Joalheria dinamarquesa também suspendeu recompras de ações e revê estratégia de materiais para reduzir exposição à prata diante da alta histórica dos metais preciosos

Pulseira Pandora
Por Chloé Meley
05 de Fevereiro, 2026 | 09:26 AM

Bloomberg — A Pandora prevê uma desaceleração nas vendas este ano e disse que fará uma pausa nas recompras, ao mesmo tempo em que reduzirá sua exposição aos preços voláteis da prata.

A joalheria dinamarquesa espera que as vendas orgânicas cresçam até 2% na melhor das hipóteses ou diminuam até 1% em caso contrário, o que seria a primeira queda nas vendas desde a pandemia.

PUBLICIDADE

Esse resultado não foi compatível com o consenso dos analistas de um crescimento de 3,9%.

Leia também: Esta executiva era a única mulher na diretoria da Pandora. Agora assumiu como CEO

“O guidance para 2026 não é, de forma alguma, onde eu gostaria de estar e não é, de forma alguma, onde eu quero estar no futuro”, disse a CEO Berta De Pablos-Barbier em uma entrevista.

PUBLICIDADE

“Mas trata-se de tirar um ano para estabilizar, corrigir o curso e mudar o que precisa ser mudado.”

As recompras de ações serão retomadas assim que a Pandora tiver progredido nos planos de mudar metade de seus produtos para joias banhadas a platina, uma transição que começará no próximo ano, disse De Pablos-Barbier.

“Nenhuma empresa pode ser tão dependente de um único material, é muito arriscado”, acrescentou.

PUBLICIDADE

A Jefferies cortou sua recomendação sobre as ações para manter esta semana, o que deixou a joalheria com apenas quatro classificações de compra.

A empresa está “entre a espada e a parede”, uma vez que os preços voláteis da prata e os consumidores cada vez mais cautelosos agravam as pressões sobre as margens existentes, disseram os analistas, incluindo Frederick Wild.

“Os EUA desaceleraram, os preços da prata estão altos e os custos podem inicialmente subir em meio à interrupção dos planos de transição para alguns revestimentos de platina”, escreveram os analistas da Bloomberg Intelligence Deborah Aitken e Andrea Ferdinando Leggieri em uma nota.

PUBLICIDADE
(Fonte: Bloomberg)

A Pandora cortou sua previsão de receita orgânica para 2025 no mês passado, já que o sentimento fraco do consumidor nos EUA resultou em menos compradores visitando as lojas.

Não houve melhora nas negociações no início de 2026, disse De Pablos-Barbier.

Leia também: Pandora aposta em preços mais altos ante tarifas e descarta fábricas nos EUA

As ações caíram 28% desde o início de 2026 até o fechamento de quarta-feira, e estão entre as maiores retardatárias do Índice Stoxx 600 da Europa este ano. As ações tiveram algum alívio durante uma ampla venda de metais preciosos, embora a prata permaneça elevada em relação aos níveis históricos.

As ações subiram até 7,5% em Copenhague, já que a queda dos preços da prata superou as preocupações com a orientação.

Veja mais em bloomberg.com