Ela buscava em vão um novo emprego. Um vídeo no LinkedIn viralizou e mudou tudo

Marta Puerto, gerente de marketing em Madri, mostra o tamanho do desafio de se diferenciar no mercado de trabalho atual, em que ferramentas de IA muitas vezes fazem o filtro para empregadores

Marta Puerto, cujo vídeo no LinkedIn viralizou e evidenciou o desafio de atrair a atenção de empregadores nos tempos atuais (Foto: Reprodução)
Por Jo Constantz
02 de Março, 2024 | 02:21 PM

Bloomberg — Marta Puerto era apenas uma entre milhares de pessoas em busca de emprego que luta para se destacar em um mercado de trabalho em desaceleração - e estava perdendo a esperança. Sua sorte mudou com um vídeo de 1 minuto e 42 segundos postado no LinkedIn.

Em vez de depender do currículo padrão para se apresentar aos empregadores, a gerente de marketing baseada em Madrid decidiu tentar contar sua história de uma maneira diferente, mostrando suas habilidades ao se promover.

O vídeo se tornou viral, com mais de 70.000 curtidas no LinkedIn - até esta manhã de sábado (2) - e subindo, além de mais de 4.000 comentários, e capturou a atenção de centenas de empregadores.

Puerto disse que agora está sendo “inundada” com pedidos de entrevista de empresas e que recebeu mais de 5.000 solicitações de conexão na plataforma.

PUBLICIDADE

“Eu realmente pensava que teria talvez 100 ou no máximo 200 curtidas da minha rede”, disse ela em uma entrevista à Bloomberg News. “E agora estou recebendo conexões de recrutadores anteriores que tinham me recusado. E agora eles estão tipo ‘Ah, agora eu quero um pedaço de Marta’.”

À medida que os cortes de empregos continuam mundo afora e os trabalhadores qualificados de escritórios perdem poder de negociação no mercado de trabalho, destacar-se entre centenas de candidatos qualificados tornou-se cada vez mais difícil.

Isso é especialmente verdadeiro à medida que as empresas recorrem à inteligência artificial para avaliar os candidatos, tornando mais desafiador colocar as inscrições na frente da fila para os gerentes de contratação.

PUBLICIDADE

Depois de ser demitida da empresa fintech Xolo em outubro passado, Puerto enviou dezenas de inscrições, mas na maioria das vezes recebeu e-mails automatizados em resposta e achou difícil avançar para a próxima etapa do processo.

Dezenas de rejeições automáticas começaram a pesar sobre ela, que disse que se saiu bem quando chegou a uma entrevista, mas era quase impossível chegar até essa etapa.

“Foi a primeira barreira que eu não consegui superar”, disse ela. “E então eu pensei: ‘Ok, eu tenho que fazer alguma coisa’.”

Apenas alguns minutos depois que a jovem de 29 anos postou o vídeo na última quarta-feira (28), legendado como “Conheça Marta: O Filme”, ela disse que um ex-colega de trabalho agora em outra empresa enviou uma mensagem perguntando se poderia entrevistá-la na próxima semana.

Depois disso, as mensagens começaram a chegar. Ela teve que configurar uma caixa de e-mail separada apenas para lidar com o volume de solicitações.

Alguns empregadores ofereceram pagar pela sua mudança. “A pessoa da entrevista que tive hoje queria que eu me mudasse para Londres, e eu respondi que não”, disse Puerto. “Mas então eles disseram: ‘Ok, falamos com o CEO, você pode trabalhar remotamente, tudo bem’.”

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Advogados que anularam pacote de US$ 56 bi a Musk agora pedem honorários em ações

PicPay aposta em IA no atendimento a cliente para ganhar mercado, diz CEO