De sessão de fotos a tour com artistas: Airbnb busca reinvenção com novas ofertas

Plataforma para hospedagem busca se firmar como marketplace completo, com dez categorias de serviços, além de experiências: ‘‘queremos tornar as acomodações mais especiais’, diz CEO Brian Chesky

Experiências e serviços como aprender a preparar pratos com chefs locais estão entre as ofertas em que o Airbnb aposta para atrair e engajar seus hóspedes (Foto: Divulgação)
17 de Maio, 2025 | 05:04 PM

Bloomberg Línea — O Airbnb vai começar a explorar uma nova frente de negócios com a intermediação na oferta de serviços e experiências aos hóspedes.

A decisão segue uma tendência de busca de novas fontes de receitas entre as plataformas de hospitalidade e acirra a disputa com concorrentes como Booking.com e com a hotelaria tradicional, que também aposta em seus programas de fidelidade, de descontos e promoções em serviços.

PUBLICIDADE

Nesta semana, o Airbnb apresentou em um evento em Los Angeles o seu novo aplicativo e os serviços disponibilizados para os clientes.

Leia mais: De Pix a rede de anfitriões: a receita do Airbnb para crescer no Brasil

São mais de dez categorias de serviços de profissionais como chefs de cozinha, fotógrafos, massagistas e personal trainers. Já as aventuras incluem passeios por atrações turísticos como museus e locais históricos.

PUBLICIDADE

Por enquanto, os serviços estarão limitados a cerca de 260 cidades participantes, com novos serviços e locais sendo adicionados regularmente, informou a plataforma liderada por Brian Chesky em comunicado.

Neste primeiro momento, os serviços estão disponíveis em cidades de oito países: Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Espanha, Reino Unido, Austrália e México. Por enquanto, não há previsão sobre o Brasil.

Os preços desses serviços são variados, com opções a partir de menos de US$ 50, segundo a plataforma.

PUBLICIDADE

Já a oferta de experiências no aplicativo será feita por moradores locais, com mais de 650 cidades participantes, com novas experiências sendo adicionadas todos os dias.

As experiências contemplam atividades culturais, gastronômicas e de passeios na natureza, entre outras ofertas.

Leia mais: Lady Gaga a NFL: grandes eventos aceleram hotelaria de luxo no Brasil, diz Marriott

PUBLICIDADE

Segundo o Airbnb, o aplicativo foi redesenhado para permitir a reserva de acomodações, serviços e experiências em um só lugar. O usuário encontra a aba “Explorar”, que ofertará acomodações e experiências em destinos populares.

Já a aba Viagens permite gerenciar reservas e atividades.

O app tem ainda mensagens com compartilhamento de fotos e vídeos e pagamentos integrados.

“Dezessete anos atrás, mudamos a forma como as pessoas viajam. Mais de dois bilhões de hóspedes depois, o Airbnb é sinônimo de acomodação”, disse Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb no evento.

O cofundador e CSO (Chief Strategy Officer) do Airbnb, Nathan Blecharczyk, disse que, por enquanto, não há como estimar um potencial incremento da receita com a oferta de serviços e experiências, porque é a primeira vez que a companhia entra nesse negócio e o desempenho vai depender da adesão dos usuários.

O Airbnb também aposta na estratégia de promover os novos produtos com o apelo de personalidades e artistas de sucesso, como Sabrina Carpenter, Doechii e KarolG.

Para batizar essas experiências com famosos, a plataforma vai utilizar a referência “Originais Airbnb”. Na prática, serão ofertas mais exclusivas como encontros oferecidos por celebridades.

“As atividades de viagem de hoje não proporcionam uma conexão autêntica com a cidade que você está visitando”, disse Chesky.

“A forma mais autêntica de capturar a essência de uma cidade é ao lado de quem a conhece de verdade: os moradores locais”, acrescentou o executivo.

Leia mais: Da F1 a show de Taylor Swift: hotéis oferecem experiências para atrair clientes

Aposta em 10 serviços

Os serviços não estão disponíveis neste primeiro momento em todas as localidades em que a plataforma atua, como no Brasil.

“Com o lançamento dos ‘Serviços’ e das ‘Experiências’, estamos revolucionando o mundo das viagens mais uma vez. Agora, você pode reservar mais que uma acomodação no Airbnb”, disse Chesky.

As dez primeiras categorias de serviços, disponibilizadas em 260 cidades, são

● Chefs: refeições em casa personalizáveis

● Fotografia: sessões de fotos personalizadas com profissionais

● Massagem: massagens restauradoras, incluindo massagem sueca, de tecidos profundos e reflexologia

● Tratamentos de spa: tratamentos faciais, microdermoabrasão, esfoliação corporal e outros tratamentos oferecidos por esteticistas

● Treino com personal: ioga, treino de fortalecimento, HIIT e personal trainers, incluindo profissionais de preparação física e atletas

● Cabeleireiro: cortes de cabelo profissionais, secagem de cabelo, entre outros serviços

● Maquiagem: maquiagem para o dia a dia ou ocasiões especiais, feita por maquiadores

● Manicure: serviços de manicure e pedicure

● Refeições prontas

● Serviço de catering: serviço de catering, com cardápios, decoração e equipamentos, além de preparação e limpeza.

A plataforma informou que vai realizar a verificação da qualidade dos serviços no Airbnb por meio de uma avaliação de conhecimento e reputação.

Os antriões de serviços participam do processo de verificação de identidade do Airbnb e são obrigados a apresentar as licenças e certicações necessárias, segundo o Airbnb.

“As pessoas optam pelos hotéis por causa dos serviços e optam pelo Airbnb por causa do espaço. Agora, oferecemos o melhor dos dois mundos: acomodações incríveis com serviços que as tornam ainda mais especiais”, disse Chesky.

Em concorrentes do Airbnb, como o Booking.com, o aplicativo permite contratar serviços como passeios e guias turísticos.

Leia também

De Hisense a Midea: marcas chinesas avançam no Brasil e provocam mudanças no varejo

Airbnb vê ‘forte demanda’ no 1º trimestre após temporada de férias robusta

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 29 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.