Tesla: vendas seguem em queda na Europa e põem em xeque estratégia de Musk

A montadora de Elon Musk registrou quedas acentuadas em oito dos dez maiores mercados de veículos elétricos da Europa, mesmo após o lançamento da versão atualizada do Modelo Y

Tesla
Por Craig Trudell
06 de Maio, 2025 | 10:38 AM

Bloomberg — As vendas da Tesla continuaram caindo nos maiores mercados de carros elétricos da Europa em abril, apesar de a empresa ter lançado uma versão atualizada de seu veículo mais popular.

A companhia registrou apenas 512 veículos novos no mês passado no Reino Unido, informou a Society of Motor Manufacturers and Traders na terça-feira, uma queda de 62% em relação ao ano anterior.

PUBLICIDADE

Leia também: Ele foi diretor de vendas da Tesla. E agora quer reinventar a aviação comercial

A queda da Tesla foi ainda mais acentuada na Dinamarca, Holanda e Suécia, com as vendas caindo em pelo menos dois terços em cada país.

  (Fonte: Associação via Bloomberg)

A Tesla observou quedas acentuadas em oito dos dez maiores mercados de veículos elétricos da Europa, mesmo quando começou a enviar o veículo utilitário esportivo Modelo Y redesenhado para os clientes.

PUBLICIDADE

A troca de linhas de produção em fábricas de montagem em todo o mundo - inclusive na Alemanha - custou à empresa várias semanas de produção no início deste ano e contribuiu para as piores vendas trimestrais da empresa desde 2022.

Leia também: Vendas da Tesla na França caem para menor nível desde 2022, em novo desafio para Musk

A queda que continua em abril sugere que as artimanhas e o trabalho do CEO Elon Musk para o presidente dos EUA, Donald Trump, estão custando as vendas da Tesla, apesar de a empresa ter aprimorado sua linha de produtos.

PUBLICIDADE

O CEO tem sido um dos principais conselheiros de um governo que está travando uma guerra comercial global e repensando o papel dos EUA em alianças, incluindo a OTAN.

As ações da Tesla caíram até 2% antes do início do pregão regular. As ações caíram 42% em relação ao seu recorde de alta atingido em meados de dezembro.

O Reino Unido foi uma rara exceção para a Tesla no primeiro trimestre, com a empresa registrando um aumento de 6% nos registros. Mas, embora a Tesla tenha conseguido crescer, ficou bem atrás do salto de 43% nas vendas de veículos elétricos a bateria em todo o setor.

PUBLICIDADE

Após a queda vertiginosa em abril, as vendas da Tesla caíram 1% nos primeiros quatro meses do ano.

Na Alemanha - de longe o maior mercado de veículos elétricos entre os estados-membros da União Europeia - as vendas da Tesla caíram 46%, mesmo com o aumento de 53% nos registros de carros elétricos em geral no mês passado.

Embora o Modelo Y tenha liderado as vendas na Noruega no mês passado, a federação de estradas do país observou em sua declaração mensal que as vendas gerais da Tesla não estão “nem perto do nível a que estamos acostumados”.

“Isso pode ser um sinal de que muitas pessoas agora acham que outras marcas são igualmente interessantes e têm muito a oferecer mais ou menos no mesmo segmento de preço”, disse Oyvind Solberg Thorsen, diretor da Federação Rodoviária Norueguesa.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Adeus, Casa Branca? Musk promete se afastar do governo Trump para cuidar da Tesla