Credores da Unigel querem aporte de família fundadora em renegociação de dívida

Grupo que detém debêntures da fabricante de fertilizantes está disposto a aceitar quebra de covenants desde que haja injeção de capital, dizem fontes à Bloomberg News

Unigel, empresa que fabrica fertilizantes, enfrenta dificuldades financeiras que se refletem em alto endividamento
Por Vinícius Andrade - Giovanna Bellotti Azevedo
12 de Julho, 2023 | 12:26 PM

Bloomberg — Os credores locais da Unigel estão pedindo que a família controladora da fabricante de fertilizantes faça um aporte de capital em meio a negociações para uma possível autorização para que a companhia descumpra um covenant financeiro, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Um grupo de debenturistas está disposto a conceder o waiver a depender de certas condições que incluem uma injeção de capital da bilionária família Slezynger, dona da empresa por meio de uma holding, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as discussões são privadas. 

As demandas foram levadas à companhia e também incluem uma revisão do plano de investimentos, não-pagamento de dividendos e venda de ativos não-estratégicos, de acordo com as pessoas, adicionando que não está claro se a empresa atenderá aos pedidos dos debenturistas.

A Unigel não comentou. 

PUBLICIDADE

A Unigel está prestes a violar um covenant sobre seus títulos de dívida local depois que a deterioração de seus resultados fez seu índice de alavancagem disparar. Os contratos de seus títulos locais exigem que a companhia mantenha a relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado abaixo ou em 3,5 vezes, e a S&P Global Ratings diz que esse número pode chegar a perto de 10 vezes até o final do ano. 

O covenant já deve ser quebrado com os resultados do segundo trimestre, que devem ser divulgados nos próximos meses.

Os debenturistas então precisarão se reunir para decidir sobre a concessão ou não do waiver — e também podem optar pela concessão de um waiver prévio caso haja um acordo com a companhia. 

PUBLICIDADE

Se os debenturistas declararem o vencimento antecipado da dívida local, isso poderia acionar cláusulas de aceleração cruzada nos bonds em dólares com vencimento em 2026. 

A Unigel foi fundada por Henri Slezynger, cuja fortuna familiar está avaliada em cerca de US$ 2 bilhões, segundo cálculos do Bloomberg Billionaires Index.

A empresa, que vem sendo assessorada pela Moelis & Co. nas negociações de dívida, é uma das principais produtoras de fertilizantes em uma economia na qual o agronegócio representa 25%.

A empresa também vende produtos químicos para clientes industriais. Um grupo de debenturistas que possui cerca de 80% dos títulos locais concordou em contratar a Valuation - uma boutique local  - como assessor nas conversas com a empresa, que também está considerando a venda de ativos no México, segundo pessoas familiarizadas. 

Os títulos em dólar da Unigel, negociados acima de 90 centavos de dólar até meados de maio, negociam em torno de 30 centavos, segundo dados da Trace.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Debenturistas da Unigel contratam assessor para renegociação, segundo fontes