CEO da WH Smith renuncia após erro contábil de £ 50 mi e queda de 40% nas ações

Renúncia de Carl Cowling ocorre após revisão da Deloitte identificar uma superestimação dos lucros na operação da América do Norte; executivo estava no comando desde 2019

Cowling permanecerá como funcionário até o final de fevereiro para ajudar na transferência de funções (Foto: Jason Alden/Bloomberg)
Por Katie Linsell - Maddie Parker
19 de Novembro, 2025 | 09:39 AM

Bloomberg — O CEO da WH Smith, Carl Cowling, renunciou ao cargo, pois a varejista britânica disse que um erro contábil que a forçou a reduzir sua perspectiva de lucro na América do Norte foi maior do que o esperado.

Cowling, que lidera a WH Smith desde novembro de 2019, ofereceu sua renúncia após a publicação de uma revisão independente pela Deloitte, de acordo com um comunicado na quarta-feira. Ele permanecerá como funcionário até o final de fevereiro para ajudar na transferência de funções.

PUBLICIDADE

A WH Smith disse anteriormente que encontrou uma superestimação de cerca de £ 30 milhões (39,5 milhões de dólares) em seus lucros para a América do Norte no último ano fiscal.

Leia também: Como um erro contábil levou a uma queda de 42% das ações da WH Smith em Londres

O valor pode chegar a £ 50 milhões, com base nos novos números publicados na quarta-feira. A WH Smith agora vê um lucro comercial principal entre £ 5 milhões e £ 15 milhões na região, abaixo dos £ 25 milhões em sua previsão revisada em 21 de agosto.

PUBLICIDADE

As ações da WH Smith, que despencaram mais de 40% quando o erro foi anunciado e não se recuperaram, caíram até 4,6% no início das negociações em Londres.

A diretoria iniciou uma busca por um novo CEO para o grupo, disse a WH Smith, com o chefe de sua divisão no Reino Unido, Andrew Harrison, assumindo o cargo interinamente.

A empresa também está analisando sua equipe de liderança na América do Norte.

PUBLICIDADE

Depois que o erro foi revelado, o ex-diretor financeiro Robert Moorhead, que deixou a WH Smith em fevereiro, adiou sua nomeação para a diretoria da cadeia de padarias Greggs Plc até que a análise da Deloitte fosse concluída.

O atual CFO Max Izzard ingressou na WH Smith em setembro de 2024, vindo do Burberry Group.

Fundada em Londres em 1792, a WH Smith é há muito tempo uma das varejistas mais conhecidas do Reino Unido, vendendo livros, jornais, revistas e artigos de papelaria. Mas tem se concentrado cada vez mais na América do Norte, onde possui mais de 320 lojas com marcas como District Market, Flight Stop e Root & Branch.

PUBLICIDADE

Este ano, vendeu sua rede britânica de cerca de 480 lojas de rua para a empresa de investimentos Modella Capital para se concentrar em sua divisão de viagens mais lucrativa, que opera nos principais aeroportos, hospitais e estações de trem em todo o mundo.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Este CEO levou ao mercado o Ozempic e o Wegovy. E foi avisado de sua saída pelo Teams