Bloomberg — Um grupo de investidores liderado pela Blackstone planeja fazer um investimento em ações de até US$ 600 milhões na Neysa, empresa indiana de inteligência artificial em nuvem.
Junto com o aumento de capital, a Neysa buscará garantir um financiamento adicional de US$ 600 milhões em dívidas, de acordo com um comunicado na segunda-feira (16). A empresa planeja usar os fundos para implantar mais de 20.000 unidades de processamento gráfico na Índia para treinamento de IA e aplicativos de alto desempenho.
O anúncio coincide com o início do India AI Impact Summit, uma reunião de líderes do setor de IA, funcionários do governo e investidores que discutirão a direção futura da tecnologia e apresentarão empreendimentos locais. Para o primeiro-ministro Narendra Modi, a cúpula marca uma oportunidade de exaltar as virtudes da Índia como concorrente na corrida global da IA.
Leia também: O software morreu? Aposta de gigantes do private equity é abalada por avanço de IA
“Esse investimento posiciona a Neysa para desempenhar um papel significativo no avanço da infraestrutura de IA na Índia e permite que empresas e instituições públicas implantem tecnologias de IA de forma mais eficaz”, disse Ganesh Mani, diretor-gerente sênior do negócio de private equity da Blackstone, no comunicado.
A Blackstone, que teve uma corrida vitoriosa com suas apostas em IA em 2025, planeja fazer parceria com o cofundador e CEO da Neysa, Sharad Sanghi, para acelerar o crescimento da Neysa, de acordo com o comunicado. Outros investidores do consórcio incluem a Teachers’ Venture Growth, a TVS Capital, a 360 ONE e a Nexus.
A Blackstone estava entre os investidores que mantinham conversas iniciais para comprar uma participação na Neysa, disseram pessoas familiarizadas com o assunto em novembro. A Blackstone tem participado ativamente da infraestrutura digital em todo o mundo, com investimentos que incluem QTS, AirTrunk, CoreWeave Inc. e Firmus.
Fundada em 2023, a Neysa projeta e desenvolve sistemas de IA na Índia. Ela fornece infraestrutura de IA baseada em GPU para empresas de serviços financeiros, tecnologia, saúde e setor público.
Leia também: Prosus fecha acordo com AWS para integrar dados e acelerar uso de IA entre investidas
A empresa enfrenta a concorrência de empresas como a Bharti Airtel Ltd. que tem como objetivo capturar um quarto do mercado de data center em rápido crescimento no país, de acordo com o analista da Bloomberg Intelligence Chris Muckensturm.
Veja mais em bloomberg.com
©2026 Bloomberg L.P.








