Powell diz que economistas do Fed precisam pensar além dos modelos de previsão

Presidente do BC americano afirmou que a economia americana tem surpreendido mesmo com os modelos de última geração e que é preciso repensar o trabalho de projeção

Fed Chair Powell Holds News Conference Following FOMC Rate Decision
Por Craig Torres
08 de Novembro, 2023 | 12:37 PM

Bloomberg — O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o banco central americano deve estar disposto a ir além das simulações matemáticas complexas que tradicionalmente utiliza para prever a economia.

“O rigor intelectual deve ser combinado com flexibilidade e agilidade”, disse Powell em seu discurso de abertura em uma conferência em comemoração ao 100º aniversário da Divisão de Pesquisa e Estatísticas do Fed.

PUBLICIDADE

“Mesmo com modelos de última geração e mesmo em tempos relativamente calmos, a economia frequentemente nos surpreende”, disse Powell. “Mas nossa economia é flexível e dinâmica e, em alguns momentos, sujeita a choques imprevisíveis, como uma crise financeira global ou uma pandemia. Nessas horas, os pesquisadores precisam pensar além dos modelos.”

O presidente do Fed não fez comentários sobre a perspectiva da política monetária ou da economia em seu discurso.

A Divisão de Pesquisa e Estatísticas, conhecida como R&S, fornece ao Comitê Federal de Mercado Aberto - o painel do Fed que define as taxas de juros - uma previsão econômica oito vezes por ano, além de atualizações sobre dados atuais e pesquisas sobre políticas e tópicos econômicos.

PUBLICIDADE

Atualmente, a divisão é chefiada por Stacey Tevlin, a primeira mulher a liderar a unidade, que emprega dezenas de doutores em economia.

A previsão tem sido um exercício difícil para o Fed na economia pós-pandemia.

A equipe do Fed continuou a chamar a alta da inflação de “transitória” durante a maior parte de 2021, antes de acelerar em 2022 e atingir uma taxa anual máxima de 7,1% em junho daquele ano.

PUBLICIDADE

Após uma série de falências bancárias em março de 2023, a equipe previu “uma recessão leve” a partir do final do ano, antes de abandonar essa previsão alguns meses depois.

A economia cresceu em torno de sua taxa de tendência de longo prazo a um ritmo anualizado de 2,1% no segundo trimestre e depois disparou a uma taxa de 4,9% no terceiro trimestre.

Os pesquisadores do Fed “realizam esse trabalho no palco mais importante e com os maiores riscos, sabendo que a economia frequentemente nos surpreende”, disse Powell, acrescentando que o trabalho requer “grandes doses de coragem e humildade”.

PUBLICIDADE

Os diretores se reúnem novamente em 12 e 13 de dezembro e observarão novos relatórios sobre vendas no varejo, contratações e inflação antes da reunião.

Os mercados futuros precificam quase nenhuma chance de aumento na taxa de juros e preveem que o nível atual da taxa de referência do Fed - 5,25% a 5,5% - marcará o pico do ciclo de aperto.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

BTG Pactual tem novo recorde de receita e lucro. E o bônus já cresceu 26%

Deep Blue Ventures: novo fundo mira growth stage e assessorar startups