Powell diz que inflação diminuiu, mas ainda está em níveis altos

Federal Reserve manteve os juros inalterados pela terceira vez seguida, no patamar entre 5,25% e 5,5%, indicando que este é o pico do clico de aperto

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve dos EUA, fala durante uma entrevista coletiva após uma reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) em Washington, DC, EUA
Por Laura Curtis
13 de Dezembro, 2023 | 05:14 PM

Bloomberg — O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que a inflação diminuiu, mas ainda está muito alta. “As leituras mais baixas de inflação nos últimos meses são bem-vindas, mas precisaremos ver mais evidências para ter confiança de que a inflação está no caminho certo”, destacou Powell em uma coletiva de imprensa na quarta-feira em Washington.

Os comentários de Powell vêm após o banco central americano manter as taxas de juros inalteradas pela terceira reunião consecutiva e dar o sinal mais claro até o momento de que sua campanha agressiva de altas chegou ao fim, prevendo uma série de cortes para o próximo ano.

PUBLICIDADE

Os funcionários do Comitê Federal de Mercado Aberto da Fed decidiram, por unanimidade, manter a faixa alvo para a taxa de fundos federais entre 5,25% e 5,5%, a mais alta desde 2001.

O “gráfico de pontos” das projeções de taxas da Fed mostra uma ampla gama de estimativas sobre quanto a Fed deveria cortar as taxas no próximo ano, com uma mediana de 75 pontos-base. Oito funcionários preveem menos reduções, enquanto cinco preveem cortes mais profundos.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Fed mantém juros pela 3ª vez e indica corte de 0,75 ponto em 2024

Jobim, da Legacy, diz que juro é grande aposta e vê Selic a 8,5% em 2024