Para Bank of America, ações de tecnologia se comportam como na bolha das pontocom

Ganhos do Nasdaq nas últimas semanas têm destoado dos movimentos dos rendimentos dos Treasuries americanos, na avaliação de estrategistas

US Economy Grew at a 4.9% Pace Last Quarter The Fastest Since 2021
Por Michael Msika
02 de Fevereiro, 2024 | 01:07 PM

Bloomberg — A disparada das ações do setor de tecnologia se assemelha à bolha de 1999, com expectativas de que a economia americana terá um forte desempenho apesar da política monetária mais restritiva, disseram estrategistas do Bank of America (BAC).

No quarto trimestre, o Nasdaq foi impulsionado pela queda dos rendimentos dos Treasuries americanos, mas o cenário agora mudou para uma alta de ambos nas últimas semanas.

PUBLICIDADE

Essa tendência de preços normalmente só ocorreria após uma recessão, como em 2009 ou na bolha das pontocom na virada do século, disseram os estrategistas liderados por Michael Hartnett.

Os investidores não estão muito preocupados se o Federal Reserve começará a cortar juros em março ou maio, disseram.

Os mercados verão o Fed como um impulso para os ativos até que a inflação aumente novamente e reduza as expectativas mais amplas de flexibilização monetária. Se o desemprego aumentar, isso também seria uma grande mudança “para a economia e para o mercado”.

PUBLICIDADE

As ações de tecnologia lideraram o salto de 54% do índice Nasdaq 100 no ano passado, em meio a expectativas de cortes iminentes de juros, uma economia robusta e otimismo em relação à inteligência artificial. A alta continua este ano e ganhou mais impulso com os lucros fortes da Meta e da Amazon.

Comparação do BofA sobre o mercado

Hartnett observa que 75% dos investidores esperam um pouso suave da economia e 20% preveem que não haverá desaceleração alguma.

No entanto, embora um pouso suave deva impulsionar uma gama mais ampla de ações, as sete gigantes de tecnologia foram responsáveis por 45% dos retorno do S&P 500 em janeiro, o que sinaliza uma bolha, disse ele.

PUBLICIDADE

A visão de Hartnett sobre o crescente domínio das ações de tecnologia se assemelha ao alerta de estrategistas do JPMorgan esta semana de que o mercado acionário americano está cada vez mais semelhante à bolha das pontocom.

Enquanto isso, a renda variável continua a liderar os fluxos positivo dos fundos globais.

Os fundos de ações americanas atraíram cerca de metade dos US$ 20,1 bilhões de ingressos, e os de ações chinesas responderam por US$ 6,3 bilhões.

PUBLICIDADE

O índice BofA Bull & Bear, um indicador de sentimento do investidor, atingiu o nível mais alto em dois anos e meio, mas ainda está longe de ser um sinal de oportunidade de venda na alta, disse Hartnett.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Lucro da Apple supera o esperado, mas vendas na China decepcionam analistas

Payroll: EUA criam 353 mil empregos em janeiro, acima de todas as estimativas