Bloomberg — As ações na Ásia estavam preparadas para abrir em alta depois dos ganhos nas ações dos EUA impulsionarem o S&P 500 para perto de seu recorde, à medida que os investidores se preparam para taxas de juros mais baixas.
Os futuros de ações japonesas subiram, enquanto os preços mais altos do minério de ferro indicavam ganhos para as mineradoras globais da Austrália, à medida que os mercados de ações do país e de Hong Kong reabrem após um longo fim de semana.
O S&P 500 fechou terça-feira a 0,5% de seu recorde, alcançado no início do ano passado, quando as taxas de juros permaneceram em mínimos da pandemia. Os ganhos foram impulsionados por apostas de que o Federal Reserve reduzirá as taxas tão cedo quanto março.
A alta estende uma corrida de alta em dezembro para as ações dos EUA em 4,5% e eleva o ganho desde o início do ano para 24%.
“Os mercados vão se recuperar até o final do ano, dada a força de dezembro até agora”, escreveu Tom Lee, chefe de pesquisa da Fundstrat, em uma nota na terça-feira. “Dada a performance anterior dos gestores de fundos e a ideia de ‘nunca aposte contra um mercado monótono’, vemos a tendência de alta nos últimos dias de 2023″.
Contratos de swap ligados às reuniões do Fed implicam uma probabilidade de mais de 90% de que o banco central dos EUA reduza sua faixa de meta atual de 5,25% para 5,5% em março. Ao longo de 2024, os traders estão incluindo quase 160 pontos base de reduções nas taxas - mais do que o dobro do que os funcionários do Fed indicaram no início deste mês em suas novas previsões trimestrais.
O chamado rali do Papai Noel, que geralmente abrange os últimos cinco dias úteis do ano e os dois primeiros do ano novo, tem um histórico bastante sólido. Desde 1969, o S&P 500 registrou uma média de ganho de 1,3% durante o período de sete dias, de acordo com o Almanaque do Trader de Ações.
“Ainda parece provável que podemos encerrar o ano nas máximas”, disse Louis Navellier, diretor de investimentos da Navellier & Associates. “Não há motivo para não aproveitar esse mercado até o final do ano”.
Na Ásia, os dados a serem divulgados incluem dados de lucros industriais para a China e inícios de construção no Japão. Dados dos EUA mostraram preços de casas subindo pelo nono mês consecutivo, enquanto relatórios iniciais do Mastercard SpendingPulse mostraram que as vendas no varejo durante as festas nos EUA subiram a um ritmo muito mais lento do que em 2022.
Os mercados de moedas pouco mudaram nas primeiras negociações de quarta-feira, já que o iene se manteve nos ganhos da semana passada, sendo negociado em torno de 142 por dólar. Um índice do dólar caiu na terça-feira.
Compradores se lançaram nas vendas do Tesouro na terça-feira, buscando garantir rendimentos mais altos, já que o mercado precifica um caminho agressivo de cortes nas taxas de juros do Fed em 2024.
Os licitantes indiretos, um grupo que inclui bancos centrais estrangeiros, pegaram um recorde de 77,6% da oferta de títulos de 52 semanas, e a mesma categoria levou 71,6% da oferta de seis meses do departamento, a terceira maior participação já registrada. Enquanto isso, uma venda de dívida de dois anos precificou abaixo de seu rendimento quando emitido, um sinal de demanda maior do que o esperado.
Em notícias corporativas, a Apple Inc. está apelando de uma proibição de vendas nos EUA de seus smartwatches, pois a Casa Branca se recusou a reverter a medida. A Intel investirá um total de $25 bilhões em Israel após ganhar incentivos. A FedEx Corp. entrou em um acordo de recompra acelerada de ações com a Mizuho Markets Americas. A Bristol Myers Squibb Co. concordou em comprar a RayzeBio Inc. por cerca de $4,1 bilhões.
Em outras partes, o petróleo subiu à medida que as interrupções de navegação no Mar Vermelho continuaram devido a uma série de ataques houthi contra embarcações na via navegável vital. O ouro também avançou, enquanto o Bitcoin se estabilizou após uma queda na terça-feira.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Por que o Spotify precisa melhorar seus números financeiros em 2024
A grande lição de 2023 que fez o Goldman Sachs repensar a alocação em emergentes
© 2023 Bloomberg LP