Mercados asiáticos sinalizam abertura mista com balanços e dados econômicos no radar

Nos EUA, o S&P 500 teve sua pior semana desde março de 2023 na semana passada - estendendo uma queda de sua máxima histórica para mais de 5%

Mercados asiáticos sinalizam abertura mista com balanços e dados econômicos no radar
Por Matthew Burgess
21 de Abril, 2024 | 07:54 PM

Bloomberg — Os mercados asiáticos se preparam para uma abertura mista na segunda-feira (22), com o foco voltado para uma série de resultados de empresas e dados econômicos nesta semana, em busca de insights sobre a direção da política monetária dos bancos centrais.

Os futuros de ações dos Estados Unidos tinham leve alta no início das negociações, após o S&P 500 cair por uma sexta sessão consecutiva na sexta-feira (19), pressionado pelas ações de tecnologia.

O dólar operava estável, enquanto os traders se confortavam com a ausência de escalada adicional por parte do Irã após o ataque retaliatório de Israel. Os futuros de ações na Austrália e em Hong Kong, por sua vez, apontavam para cima, enquanto os contratos no Japão estavam estáveis.

Leia mais: ‘No Stress’: fundo é alvo de disputa na Justiça entre Americanas e Planner

PUBLICIDADE

A sensação de calma segue a queda na semana passada das ações asiáticas, com os traders sendo atingidos por tensões no Oriente Médio, bem como comentários hawkish de autoridades do Federal Reserve indicando relutância em cortar as taxas de juros tão cedo.

O crescimento dos EUA e a medida preferida de inflação do Fed estão previstos para esta semana, o que ajudará a refinar as apostas sobre o momento dos cortes nas taxas. Os investidores também precisarão absorver uma grande quantidade de leilões de Tesouro nesta semana.

O Fed entrou em seu período de silêncio para a mídia e “o mercado muitas vezes diminui suas expectativas em relação ao Fed durante esse período de calmaria”, disse Win Thin, chefe global de estratégia de mercados do Brown Brothers Harriman em Nova York.

PUBLICIDADE

“No entanto, o Fed vem enviando uma mensagem consistentemente hawkish nas últimas semanas e os mercados fariam bem em não esquecer disso.”

O S&P 500 teve sua pior semana desde março de 2023 na semana passada - estendendo uma queda de sua máxima histórica para mais de 5%.

Depois do melhor começo do ano para o índice desde 2019, os investidores têm ficado cada vez mais céticos sobre o quanto mais o mercado pode avançar no curto prazo, mesmo considerando a contínua força da economia.

Mais da metade do grupo de megacaps de tecnologia conhecido como “as Sete Magníficas” vai reportar seus resultados nesta semana - deixando os investidores se perguntando se essas empresas vão corresponder às altas expectativas estabelecidas para a inteligência artificial.

Os lucros das sete maiores empresas de crescimento do S&P 500 – Apple, Microsoft, Alphabet, Amazon, Nvidia, Meta e Tesla – estão previstos para aumentar 38% no primeiro trimestre, segundo a Bloomberg Intelligence. Quando excluídas essas empresas, os lucros do restante do índice de referência devem encolher 3,9%.

Enquanto isso, os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia continuam.

Veja mais em bloomberg.com