Bloomberg Línea — Após três recordes consecutivos, o Ibovespa (IBOV) caiu mais de 4% nesta sexta-feira (5) após o senador Flávio Bolsonaro afirmar que foi o escolhido do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para disputar as eleições presidenciais de 2026.
A derrocada das ações começou no meio do pregão com a notícia adiantada pelo portal Metrópoles e ganhou tração conforme foi confirmada por aliados e pelo próprio Flávio Bolsonaro.
O saldo final foi uma queda de 4,31% para o Ibovespa, que encerrou aos 157.369 pontos. Foi o maior recuo diário do índice desde a perda de 4,9% em fevereiro de 2021. Já o dólar saltou 2,31%, para R$ 5,43.
“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão do maior líder político e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me confiar a missão de dar continuidade ao nosso projeto nacional”, disse Flávio em um post de mídia social na sexta-feira (5).
A decisão cria um cenário de divisão da direita e reduz as chances de candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nome favorito do mercado.
Leia também: Jair Bolsonaro indica Flávio como candidato em 2026; Ibovespa cai 4% e dólar dispara
O governador era visto como uma opção amigável ao mercado após Bolsonaro ser condenado e começar a cumprir uma sentença de 27 anos de prisão por planejar um golpe após sua derrota em 2022.
“O mercado esperava que Tarcísio fosse o candidato de Bolsonaro, e a posição técnica refletiu esse otimismo até certo ponto”, disse Milena Landgraf, sócia da Jubarte Capital em São Paulo.
“Flávio seria um candidato menos competitivo em relação a Lula e também pior do ponto de vista das expectativas de política econômica, e isso seria negativo para os ativos do Brasil.”
O anúncio pegou tanto os investidores quanto os aliados desprevenidos, dadas as indicações anteriores de que Bolsonaro provavelmente não apoiaria um possível sucessor até março.
Na bolsa, a ação que mais contribuiu para a queda do Ibovespa foi a do Itaú (ITUB4), que cedeu 4,62%. Ações ligadas à economia doméstica tiveram a maior queda em variação: a lanterna foi da Yduqs (YDUQ3), que desabou 10,84%, seguida por Magazine Luiza (MGLU3), com baixa 9,96%.
Das 82 ações do Ibovespa, 78 fecharam em queda. Apenas Weg (WEGE3), Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Braskem (BRKM5) subiram, com altas respectivas de 2,48%, 1,84%, 1,52% e 0,38%.
No exterior, a expectativa é por mais um corte de juros na próxima decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que acontece na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro.
S&P500 subiu 0,19%, Dow Jones teve alta de 0,22% e Nasdaq subiu 0,31%.
-- Com informações da Bloomberg News.
Leia mais
Bolsonaro começa a cumprir pena de 27 anos na Superintendência da Polícia Federal
Como a brasileira Luana Lopes Lara ganhou holofote global com o mercado de previsões