Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) voltou a operar em alta nesta sexta-feira (19), com investidores ainda avaliando o cenário político para as eleições presidenciais no Brasil.
O principal índice da B3 subia 0,34%, aos 158.454 pontos por volta das 11h15. No acumulado da semana, no entanto, o Ibovespa caminha para uma baixa de 1,44%.
O movimento pode ser explicado, em partes, por pesquisas eleitorais divulgadas ao longo da semana, que apontaram o favoritismo do atual presidente Lula à reeleição, enquanto o campo da direita segue instável após o anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro.
Na véspera, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reafirmou apoio à candidatura de Flávio, enfraquecendo o “trade Tarcísio” que apostava no governador como candidato da direita em 2026.
No mesmo dia, o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, afirmou em entrevista ao Valor que a candidatura de Tarcísio à presidência não está “sepultada”.
A incerteza deve continuar no radar dos investidores até meados de abril, quando os candidatos estarão definidos.
Investidores aguardam ainda a votação do Orçamento de 2026 nesta sexta-feira no Congresso, parte importante da agenda fiscal para o próximo ano.
No exterior, o dólar se fortalece após o Banco do Japão (BoJ) elevar a taxa de juros do país ao maior nível em 30 anos. A mudança derrubou o iene e contribui para o fortalecimento do dólar globalmente.
A moeda, no entanto, recua contra o real após leilão do Banco Central. O BC vendeu dois lotes de leilão de linha na manhã desta sexta-feira – sua primeira intervenção no câmbio o ano passado.
O dólar comercial recuava 0,16% por volta das 11h15, cotado a R$ 5,51.
-- Com informações da Bloomberg News.
Leia mais
Starbucks retoma expansão e prevê 30 novas lojas no Brasil em 2026, diz líder no país
Busca por ‘hedge’ em dólar dispara com candidatura de Flávio Bolsonaro