Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou acima dos 134.000 pontos pela primeira vez nesta quarta-feira (27), renovando seu recorde nominal conforme o mercado brasileiro e o americano continuam o rali. No dia, o índice subiu 0,49%, fechando a 134.193 pontos. O dólar subiu 0,25%, a R$ 4,83, em movimento de ajuste depois das quedas recentes.
Perspectivas de juros mais baixos nos Estados Unidos e sinais positivos para a economia brasileira têm impulsionado o Ibovespa nas últimas semanas.
Nesta quarta, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que pretende encerrar seu mandato no fim de 2024 com os juros do país no mínimo possível.
A inflação em baixa, a recente elevação do rating do Brasil pela S&P, a aprovação da reforma tributária e de medidas de aumento de receitas do governo também contribuem para o bom humor.
Na bolsa, as ações da Vale (VALE3) fecharam em alta de 0,97%, assim como as de Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander, que ajudaram o índice. Os papéis preferenciais da Petrobras (PETR4, PETR3) passaram a maior parte do pregão em baixa, mas fecharam com leve alta de 0,08%.
O setor de varejo foi o destaque, com Magazine Luiza (6,64%), Casas Bahia (6,03%) e Alpargatas (3,79%) liderando as altas. Natura e a construtora MRV também subiram.
No sentido negativo, Raízen, Petz e PetroRecôncavo foram as maiores baixas.
Estados Unidos
Os índices de ações nos EUA fecharam em leve alta nesta quarta, depois de oscilarem entre o negativo e positivo. O Dow Jones subiu 0,30%, o S&P avançou 0,14%, e o Nasdaq teve alta de 0,16%.
Investidores estão mais cautelosos com sinais de que as últimas altas podem ter levado o mercado a um patamar de “sobrecompra”.
As ações se aproximam de um recorde por causa das especulações de que o Federal Reserve reduzirá as taxas em 2024.
O S&P 500 está perto do seu máximo histórico – um feito recentemente alcançado pelo Nasdaq 100 e pelo Dow Jones. O principal índice americano ainda é negociado a cerca de 0,5% de seu máximo histórico de 4.796,56.
As taxas de juros dos Treasuries de 10 anos caíram para cerca de 3,8% – o nível mais baixo desde julho.
-- Com informações da Bloomberg News.
-- Com automação da Bloomberg.
Leia também
Este bilionário cripto perdeu o cargo em 2023. Mas ficou US$ 25 bi mais rico
Itaú e Bradesco crescem com migração de fortunas da América Latina para Miami