Ibovespa sobe e dólar cai a R$ 5,42 em dia de menor liquidez com feriado nos EUA

Investidores aguardam o início do julgamento de Bolsonaro no STF, marcado para terça-feira (2); no exterior, os mercados americanos estão fechados pelo feriado do Dia do Trabalho

No exterior, os investidores aguardam os dados de emprego, inflação e a decisão de juros do Fed previstos para as próximas três semanas.   (Foto: Emre Caylak/Bloomberg)
01 de Setembro, 2025 | 11:17 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em alta nesta segunda-feira (1) em um dia de baixa liquidez em razão do feriado do Dia do Trabalho nos EUA

Perto das 11h05, o principal índice da bolsa brasileira operava em alta de 0,14%, a 141.625 pontos. O dólar, por sua vez, recuava 0,13%, a R$ 5,42.

PUBLICIDADE

No Brasil, o compasso é de espera com o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, que começará nesta terça-feira (2).

No exterior, os investidores aguardam os dados de emprego, inflação e a decisão de juros do Fed previstos para as próximas três semanas.

Essa sequência de eventos ajudará a determinar se as ações conseguirão estender os ganhos ou perderão força, em um período historicamente considerado o mais fraco do ano para os mercados americanos.

PUBLICIDADE

As tensões comerciais e as dúvidas sobre a independência do Fed aumentam os riscos.

“O nível necessário para impedir um corte de juros do Fed em 17 de setembro parece alto”, escreveu o economista do Deutsche Bank Peter Sidorov.

“Mas, com os futuros dos Fed funds agora precificando mais de 140 pontos-base de afrouxamento até o fim de 2026, os mercados esperam um ritmo de cortes que, desde a década de 1980, só ocorreu em períodos de recessão.”

PUBLICIDADE

Há pouco, o Stoxx Europe 600 subia 0,1%; o MSCI Ásia-Pacífico 0,1%; e o MSCI de Mercados Emergentes 0,7%.

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Nvidia vê protagonismo de Brasil e México como hub de data centers para IA