Ibovespa sobe, e dólar cai a R$ 5,32 com expectativa de corte de juros nos EUA

Investidores esperam corte de juros de 0,25 ponto percentual na próxima decisão do Fed, que será tomada na próxima semana, no dia 10 de dezembro

Trump anunciaría al nuevo presidente de la Fed a principios de 2026
03 de Dezembro, 2025 | 11:12 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) mantém a tendência de alta nesta quarta-feira (3), enquanto a bolsa avança rumo a um novo recorde após ultrapassar, na véspera, a marca dos 161.000 pontos pela primeira vez.

O principal índice da B3 subia 0,44% por volta das 11h, aos 161.799 pontos.

PUBLICIDADE

Já o dólar tem mais uma sessão de queda, recuando 0,27% e cotado a R$ 5,32 no mesmo horário.

Após um início de queda no primeiro dia do mês, os mercados viraram para alta na véspera e seguem com ganhos nesta quarta-feira, no que pode ser o início de um rali de final de ano, apoiado na expectativa de corte de juros nos Estados Unidos.

O mercado está atento à próxima decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que será tomada no próximo dia 10 de dezembro, e a expectativa é de um novo corte ainda neste ano.

PUBLICIDADE

A leitura ganhou força após a divulgação de dados de emprego nesta quarta-feira, que mostraram uma diminuição de 32.000 no número de empregos no setor privado, enquanto pesquisa da Bloomberg apontava para um aumento de 10.000 vagas.

“No momento, os dados indicam a necessidade de novos cortes na taxa de juros do Fed. A demanda por mão de obra nos EUA está fraca, o consumo está mostrando sinais iniciais de desaceleração e os riscos de alta para a inflação estão diminuindo”, afirmou Elias Haddad, da Brown Brothers Harriman & Co, à Bloomberg News.

Segundo plataforma do CME Group, atualmente 88,8% dos investidores aguardam novo corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juro americana na próxima reunião, o que levaria os juros para o patamar entre 3,50% e 3,75% ao ano.

PUBLICIDADE

Os futuros do S&P500 avançavam 0,26% por volta das 11h, enquanto os de Nasdaq e Dow Jones tinham altas respectivas de 0,20% e 0,21%.

No cenário interno, os investidores também reagem às perspectivas para as eleições presidenciais de 2026 após a divulgação, na véspera, de pesquisa da AtlasIntel realizada para a Bloomberg News.

Em uma simulação de segundo turno com o atual presidente Lula, Tarcísio de Freitas ganhou terreno e aparece apenas dois pontos percentuais atrás. O governador de São Paulo é um dos nomes mais desejados pelo mercado nas eleições presidenciais do próximo ano, embora tenha negado até agora que irá disputar a presidência.

PUBLICIDADE

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia mais

Porto mira topo e base da pirâmide para acelerar expansão, diz futura CEO em seguros

Gestora pioneira no clima, Lightrock vê oportunidades para além do ‘green premium’