Ibovespa sobe 1,11% com exterior positivo e impulsionado por Vale (VALE3) e bancos

Pregão foi marcado pela continuidade do maior apetite ao risco enquanto investidores monitoram consequências dos ataques dos EUA à Venezuela

After Hours
06 de Janeiro, 2026 | 07:14 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) subiu mais de 1% nesta terça-feira (6), com o cenário externo positivo e o desempenho das ações de bancos.

O principal índice da B3 teve alta de 1,11%, aos 163.664 pontos. Já o dólar recuou 0,48%, cotado a R$ 5,39.

PUBLICIDADE

O pregão foi marcado pela continuidade do apetite ao risco enquanto investidores monitoram as consequências dos ataques dos Estados Unidos à Venezuela no fim de semana.

Com os riscos mais precificados, investidores voltam a buscar ações nos mercados emergentes, o que favorece as blue chips brasileiras. Entre as ações mais negociadas, destaque para os papéis da Vale (VALE3) e dos bancos.

A mineradora registrou alta de 3,76% acompanhando os ganhos do minério de ferro, que avançou 0,69% e atingiu sua máxima em mais de cinco meses.

PUBLICIDADE

No setor bancário, as ações do Itaú (ITUB4) subiram 0,60%, enquanto as do Bradesco (BBDC3; BBDC4) tiveram ganhos de 0,31% e 0,58%.

Depois de subir durante a maior parte do pregão, o Santander Brasil (SANB11) fechou estável, em leve queda de 0,08%, enquanto o Banco do Brasil (BBAS3) avançou 1,10%.

Na véspera, o pregão foi marcado por altas nos Estados Unidos após o presidente americano, Donald Trump, reafirmar o interesse em desenvolver a indústria petrolífera da Venezuela sob a liderança das empresas dos EUA.

PUBLICIDADE

O governo de Trump vinha ampliando a pressão sobre o país desde setembro do ano passado, sob a justificativa de combater o tráfico de drogas.

O movimento se insere em um quadro mais amplo de reforço da influência americana no continente e do interesse estratégico nas reservas venezuelanas de petróleo, as maiores do mundo.

-- Com informações da Bloomberg News.

PUBLICIDADE

Leia mais

Investimento pós-queda de Maduro: estrategistas recomendam cautela ante incertezas

BC pede que análise do caso Master seja feita por colegiado, e não por um ministro

Irmãos Batista em Nova York (de novo): o pedido de IPO do PicPay na Nasdaq