Ibovespa segue Nova York e fecha em alta após fala de Powell; dólar cai

Índice S&P 500 nos Estados Unidos atingiu maior patamar desde março de 2022; já a bolsa brasileira teve avanço de 2% na semana

After hours
01 de Dezembro, 2023 | 07:26 PM

Bloomberg — O Ibovespa (IBOV) fechou em alta de 0,92%, aos 128.184 pontos, nesta sexta-feira (1º), acompanhando o bom humor do mercado internacional, que reagiu de forma positiva à fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Na semana, o índice avançou 1,98%. O dólar fechou o pregão em queda de 0,67% frente ao real, a R$ 4,889.

Nos Estados Unidos e na Europa, os principais índices de ações também subiram. O Dow Jones subiu 0,82%, o S&P avançou 0,59% e o Nasdaq teve ganho de 0,55%. O patamar alcançado pelo S&P 500 foi o maior desde março de 2022, com alta pela quinta semana consecutiva.

Apesar de Jerome Powell ter descartado cortes nas taxas de juros em breve, reafirmando que o Fed pode voltar a aumentá-las se necessário, a avaliação do mercado foi de que ele manteve o tom que tem usado.

A inflação em queda nos Estados Unidos alimenta as expectativas de que as taxas de juros podem cair no ano que vem. Além disso, a fala de um dos membros do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed nesta semana foi vista como favorável a um corte. No mercado futuro, os rendimentos dos Treasuries de 10 anos caíram 0,13 ponto porcentual, a 4,21%.

PUBLICIDADE

Na bolsa brasileira, a alta foi generalizada, e o desempenho forte da Vale (VALE3) no pregão garantiu o avanço do índice, compensando a queda dos papéis da Petrobras (PETR4;PETR3). As perdas da petroleira repercutiram a desvalorização do barril do petróleo. Entre os destaque positivos, estão Cielo, Magazine Luiza e Soma.

Além da Petrobras, outras petroleiras acompanharam o barril em queda. A exceção foi PetroRecôncavo (RECV3), cujas ações subiram 5,61%.

A Braskem (BRKM5) também viu suas ações desvalorizarem depois que foi intimada pela justiça numa ação de R$ 1 bilhão sobre o risco de colapso em uma mina em Maceió.

PUBLICIDADE

As ações do Ibovespa com melhor desempenho foram:

  • Cielo SA (CIEL3) com 7,96%
  • Magazine Luiza SA (MGLU3) com 7,43%
  • GRUPO DE MODA SOMA SA (SOMA3) com 7,37%

Já os de pior desempenho foram:

  • PRIO SA/Brazil (PRIO3) com -2,96%
  • Suzano SA (SUZB3) com -3,76%
  • Braskem SA (BRKM5) com -5,85%

-- Conteúdo elaborado com auxílio de dados automatizados da Bloomberg.

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também

Os princípios de Charlie Munger, parceiro de Buffett, para investir e viver bem

Na Ambev, a Black Friday também foi de recordes de vendas para o Zé Delivery

Victor Sena

Editor assistente na Bloomberg Línea. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especializado em cobertura de economia.