Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) apresenta recuperação no início desta segunda-feira (8) em meio a movimentações pela escolha do nome da direita para as eleições de 2026.
O principal índice da B3 subia 0,93% por volta das 11h, aos 158.833 pontos, após desabar 4,31% no pregão passado. Já o dólar caía 0,68% no mesmo horário, cotado a R$ 5,39, após saltar 2,31% na sessão anterior.
Os movimentos são uma reação às articulações da direita para escolher seu candidato às eleições presidenciais de 2026. Na sexta-feira (5), o senador Flávio Bolsonaro afirmou que era o escolhido do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para disputar as eleições presidenciais de 2026.
No entanto, Flávio voltou atrás neste domingo (7) e afirmou que o futuro de sua candidatura pode depender das negociações com líderes do centro.
“Existe a possibilidade de eu não ir até o fim”, disse ele. “Eu tenho um preço para isso”, acrescentou, sem revelar qual seria a condição, mas admitindo que está relacionada à aprovação da proposta de anistia de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por planejar um golpe após sua derrota em 2022.
A fala abre espaço para uma eventual candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nome favorito do mercado.
No exterior, a expectativa é pela decisão de juros nos Estados Unidos na próxima quarta-feira (10). A expectativa dos investidores é que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) corte os juros o intervalo 3,50% e 3,75% ao ano.
Os futuros do S&P500, e Nasdaq operavam com ganhos por volta das 11h, em altas de 0,13%, 0,18% e 0,34%, respectivamente. Já os futuros do Dow Jones eram estáveis no mesmo horário, com alta de 0,08%.
-- Com informações da Bloomberg News.
Leia mais
Escolhido por Bolsonaro, Flávio diz que ‘tem um preço’ para desistir de candidatura
C6 Bank atrai 70 family offices em sete meses e amplia ‘share of wallet’ em private