Ibovespa recua e dólar sobe a R$ 5,45 à espera de plano contra tarifas dos EUA

Investidores aguardam plano de contingenciamento para socorrer setores afetados pelas tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil

Brazil Futures Fall Amid Precatorios Bill Hurdles, More Earnings
11 de Agosto, 2025 | 11:25 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) começa a semana em queda, com investidores de olho nos desdobramentos dos efeitos da guerra comercial americana contra o Brasil.

O principal índice da B3 recua 0,40% por volta das 11h, aos 135.858 pontos. O dólar, por sua vez, sobe 0,22% no mesmo horário e é cotado a R$ 5,45.

PUBLICIDADE

O mercado aguarda a divulgação do plano de contingenciamento anunciado pelo governo para socorrer setores afetados pelas tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump de 50% aos produtos exportados brasileiros.

Embora a lista de exceções chegue a quase 700 itens, produtos como carne e café continuam taxados.

O plano de contingenciamento deve ser apresentado nesta terça-feira (12) segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.

PUBLICIDADE

Paralelamente, o ministro da Fazenda Fernando Haddad confirmou que participará de uma reunião virtual com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, na quarta-feira (13), para discutir as tarifas.

Leia também: Parcela recorde de gestores de fundos vê ações dos EUA caras, diz BofA

Nos Estados Unidos, os principais índices de ações operam perto da estabilidade, com o S&P 500 em alta de 0,08%.

PUBLICIDADE

O foco fica com a Nvidia (NVDA) e a Advanced Micro Devices (AMD), que concordaram em pagar 15% de suas receitas de vendas de chips para a China ao governo dos Estados Unidos como parte de um acordo com a administração Trump para garantir licenças de exportação.

A informação, adiantada pelo Financial Times, foi confirmada pela Bloomberg News de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

A Nvidia planeja compartilhar 15% da receita das vendas de seu chip H20 na China e a AMD entregará a mesma parcela das receitas do MI308, acrescentou a pessoa, que pediu anonimato para discutir deliberações internas.

PUBLICIDADE

Os papéis da Nvidia recuam 0,41% enquanto os da AMD sobem 1,3%.

Leia também

‘Kit vítimas da IA’: Bank of America monta cesta com 26 ações mais ameaçadas

Parcela recorde de gestores de fundos vê ações dos EUA caras, diz BofA

Beatriz Quesada

Jornalista especializada na cobertura econômica. Formada pela USP, escreve sobre mercados, negócios e setor imobiliário. Tem passagens por Exame, Capital Aberto e BandNews FM.