Ibovespa recua e dólar sobe a R$ 5,45 à espera de plano contra tarifas dos EUA

Investidores aguardam plano de contingenciamento para socorrer setores afetados pelas tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) começa a semana em queda, com investidores de olho nos desdobramentos dos efeitos da guerra comercial americana contra o Brasil.

O principal índice da B3 recua 0,40% por volta das 11h, aos 135.858 pontos. O dólar, por sua vez, sobe 0,22% no mesmo horário e é cotado a R$ 5,45.

O mercado aguarda a divulgação do plano de contingenciamento anunciado pelo governo para socorrer setores afetados pelas tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump de 50% aos produtos exportados brasileiros.

Embora a lista de exceções chegue a quase 700 itens, produtos como carne e café continuam taxados.

O plano de contingenciamento deve ser apresentado nesta terça-feira (12) segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.

Paralelamente, o ministro da Fazenda Fernando Haddad confirmou que participará de uma reunião virtual com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, na quarta-feira (13), para discutir as tarifas.

Leia também: Parcela recorde de gestores de fundos vê ações dos EUA caras, diz BofA

Nos Estados Unidos, os principais índices de ações operam perto da estabilidade, com o S&P 500 em alta de 0,08%.

O foco fica com a Nvidia (NVDA) e a Advanced Micro Devices (AMD), que concordaram em pagar 15% de suas receitas de vendas de chips para a China ao governo dos Estados Unidos como parte de um acordo com a administração Trump para garantir licenças de exportação.

A informação, adiantada pelo Financial Times, foi confirmada pela Bloomberg News de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

A Nvidia planeja compartilhar 15% da receita das vendas de seu chip H20 na China e a AMD entregará a mesma parcela das receitas do MI308, acrescentou a pessoa, que pediu anonimato para discutir deliberações internas.

Os papéis da Nvidia recuam 0,41% enquanto os da AMD sobem 1,3%.

Leia também

‘Kit vítimas da IA’: Bank of America monta cesta com 26 ações mais ameaçadas

Parcela recorde de gestores de fundos vê ações dos EUA caras, diz BofA