Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera perto da estabilidade nesta quinta-feira (15), dividido entre a queda de mais de 1% da Petrobras (PETR4) e o otimismo com a diminuição do ruído geopolítico.
Por volta das 11h15, o principal índice da B3 tinha leve queda de 0,03%, aos 165.082 pontos. O movimento também mostra correção após a conquista de novo recorde na véspera de 165.145,98 pontos.
A tensão geopolítica diminuiu após o presidente americano Donald Trump ter indicado que poderia adiar um ataque ao Irã.
Na véspera, Trump afirmou ter recebido garantias de fontes “do outro lado” de que o governo em Teerã deixaria de matar pessoas envolvidas nos protestos generalizados que ocorrem há duas semanas e foram usados de pretexto por Trump para ameaçar um ataque ao país.
A situação era oposta no início do dia de ontem, quando os ataques pareciam iminentes. O Irã chegou a fechar brevemente seu espaço aéreo após relatos de um reposicionamento de tropas americanas na região, enquanto Trump ameaçava retaliar contra os assassinatos.
“Os acontecimentos no Irã, que foram um dos principais motores da recente alta das ações, tomaram um rumo muito menos alarmante durante a noite”, disse John Evans, analista da corretora PVM, à Bloomberg News.
Nos EUA, os índices futuros de ações operavam de forma mista por volta de 11h15:
- Dow Jones futuro: -0,05%
- S&P500 futuro: +0,48%
- Nasdaq futuro: +1,09%
A diminuição dos riscos geopolíticos também afetou a cotação do petróleo, que recuava mais de 4% no mercado internacional depois de um salto de 11% na semana passada.
O preço vinha subindo, à medida que os riscos geopolíticos eram precificados tanto no Irã – quarto maior produtor da OPEP – juntamente com a instabilidade na Venezuela.
Depois de saltar mais de 3% na véspera, as ações da Petrobras acompanham as quedas da commodity, assim como as petroleiras privadas.
- Brava (BRAV3): -2,95%
- Prio (PRIO3): -1,93%
- Petrobras (PETR3): -1,46%%
- Petrobras (PETR4): -1,00%
-- Com informações da Bloomberg News.
Leia mais
Nelson Tanure desfaz posição na Prio para pagar seus credores, segundo fontes
BC decreta liquidação da Reag Trust DTVM um dia após operação da PF mirar fundador