Bloomberg Línea — Em semana marcada por alta volatilidade nos mercados globais, as bolsas tiveram um pregão de recuperação nesta sexta-feira (17), após alívio nas tensões entre Estados Unidos e China.
O Ibovespa (IBOV) subiu 0,84%, aos 143.399 pontos. Na semana, o principal índice da B3 avançou 1,93%.
O dólar, por sua vez, caiu 0,69%, cotado a R$ 5,41 – e com queda acumulada de 1,78% na semana.
As bolsas reagiram positivamente após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotar um tom moderado em relação à China nesta sexta-feira.
Em entrevista à Fox Business, o republicano reconheceu que as tarifas podem impactar a economia americana e defendeu a busca por um “acordo justo” com o presidente Xi Jinping.
A fala ocorreu uma semana depois de Trump ter ameaçado impor uma tarifa de 100% sobre produtos chineses a partir de 1º de novembro, em resposta aos novos controles de exportação anunciados por Pequim.
O movimento reduziu temporariamente a tensão em meio à disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo. Desde o início do conflito, os países firmaram sucessivas tréguas de 90 dias – a mais recente expira em 10 de novembro – para tentar avançar em negociações sobre comércio e tecnologia.
Nos últimos meses, porém, Washington ampliou restrições ao setor de tecnologia e propôs tarifas adicionais sobre embarcações chinesas, enquanto a China reagiu com medidas equivalentes, incluindo controles mais rígidos sobre exportações de terras raras.
O diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, disse à Fox Business na sexta-feira que tinha “muita confiança” de que Trump e o secretário do Tesouro, Scott Bessent, “serão capazes de se reunir com os chineses e levar isso de volta a um ponto que seja bom para ambos os países”.
A notícia ajudou os índices americanos a deixarem de lado os temores da véspera, quando empréstimos problemáticos em dois bancos regionais americanos aumentaram as preocupações entre investidores sobre a qualidade do crédito na economia.
Nesta sexta-feira, o S&P 500 subiu 0,52%, enquanto Dow Jones e Nasdaq tiveram altas de 0,52% cada um.
-- Com informações da Bloomberg News
Leia também
Como uma perda bancária de US$ 50 mi reacendeu um sinal de alerta em Wall St
Family offices da América Latina ampliam aposta em private equity e IA, diz Citi