Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) encerrou esta terça-feira (25) em alta, com investidores avaliando a possibilidade de corte de juros no Brasil e no exterior.
O principal índice da B3 subiu 0,41%, aos 155.910 pontos. Já o dólar caiu 0,35% e fechou o dia cotado a R$ 5,38.

Uma declaração do diretor de política monetária do Banco Central, Nilton David, de que o próximo passo da autoridade monetária será um corte de juros aliviou a curva dos juros DIs.
O diretor afirmou que “acabou o ciclo de alta”, ajudando a manter a bolsa em terreno positivo.
Mais cedo, o índice chegou a operar perto da estabilidade em meio a receios fiscais com a votação de projeto de um projeto de lei na pauta da votação do Senado que busca garantir aposentadoria integral e paritária para agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs), gerando um impacto de bilhões no orçamento.
O projeto foi aprovado na tarde de terça-feira, mas não influenciou no resultado final da bolsa no dia.
Investidores agora ficam no aguardo dos dados do IPCA-15 que serão divulgados na quarta-feira (26). O indicador é visto como prévia da inflação, e a expectativa é que mostre desaceleração na comparação anual, colaborando com a narrativa de corte de juros.
No exterior, o entusiasmo em torno da inteligência artificial voltou aos holofotes com a notícia de que a Meta negocia um investimento em chips de IA do Google.
As ações da Alphabet (GOOG), controladora do Google, subiram 1,62%.
A concorrência, no entanto, teve queda. As ações da Nvidia (NVDA) caíram 2,59% e as da Advanced Micro Devices (AMD) recuaram 4,15%.
“A narrativa de que a Nvidia é a única que fornecerá chips para esta expansão de data centers mudou”, afirmou Alexandra Morris, diretora de investimentos da Skagen, à Bloomberg News.
Na Ásia, as ações do SoftBank Group despencaram 10% devido à preocupação de que o modelo Gemini da Alphabet possa aumentar a concorrência com a OpenAI – um investimento importante do SoftBank.
-- Com informações da Bloomberg News
Leia também
Mercado subestima pressões em inflação nos EUA, diz Charles Ferraz, CIO global do ASA
Prisão de Bolsonaro amplia incertezas sobre candidato da direita na eleição de 2026








