Ibovespa hoje: bolsa recua e dólar sobe 1% com cenário eleitoral e remessas no radar

Alta de 2,93% da Vale (VALE3), ação com maior peso no índice, ajudou a arrefecer queda da bolsa brasileira

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) recuou nesta segunda-feira (22), no início de uma semana de baixa liquidez devido ao feriado do Natal.

A bolsa brasileira fica fechada nas próximas quarta-feira (24) e quinta-feira (25), enquanto a NYSE e a Nasdaq, nos Estados Unidos, fecham mais cedo na véspera do feriado e permanecem sem funcionamento no Natal.

O principal índice da B3 recuou 0,21%, aos 158.141 pontos.

Apesar da proximidade com as festas de final de ano, as incertezas seguem no radar para as eleições presidenciais de 2026.

Flávio Bolsonaro é visto cada vez mais como um candidato sério da direita, o que preocupa investidores para um cenário de segundo turno contra o presidente Lula, atual favorito nas pesquisas.

Na visão dos agentes de mercado, o nome ideal para enfrentar o petista no pleito seria o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que já declarou apoio a Flávio.

Investidores aguardam ainda entrevista do ex-presidente Jair Bolsonaro ao portal Metrópoles, programada para terça-feira (23). Será a primeira entrevista de Bolsonaro desde que começou a cumprir a pena de 27 anos de prisão por planejar um golpe após sua derrota em 2022.

O reflexo da incerteza política apareceu em parte no câmbio, com o dólar subindo 0,99%, cotado a R$ 5,58.

Boa parte da pressão, no entanto, veio também das remessas de investidores estrangeiros ao exterior, que costumam elevar o dólar no final de ano.

Investidores avaliam ainda a divulgação do Boletim Focus, que mostrou leve queda na projeção dos economistas para a inflação de 2025, que saiu de 4,36% para 4,33% – sexta baixa seguida.

Para 2026, a projeção passou de 4,10% para 4,06%, no quinto recuo consecutivo.

Destaques de ações

A alta de 2,93% da Vale (VALE3), ação com maior peso no Ibovespa, ajudou a arrefecer a queda do índice.

Os papéis da mineradora avançaram após anúncio de que foi assinado acordo pela Aliança Energia, joint venture da Vale com a gestora Global Infrastructure Partners (GIP), para comprar um complexo eólico da Pontal Energy, na Bahia.

Outro destaque foi a Petrobras (PETR4) que chegou a subir mais de 1% acompanhando a alta do petróleo no mercado internacional. A commodity reage à notícia de que os EUA perseguiram um terceiro petroleiro na costa da Venezuela, país que detém a maior reserva de petróleo do mundo.

Porém, ao longo do pregão os ganhos perderam força e as ações da petroleira fecharam em alta de 0,29%.

A maior alta do dia em variação foi da Marcopolo (POLO4), que subiu 5,75%. Por sua vez, a maior queda foi da Cogna (COGN3), que caiu 5%.

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia mais

EUA perseguem terceiro petroleiro na costa da Venezuela e intensificam bloqueio

Mercado global de M&As vê espaço para novo salto após alcançar US$ 4,5 tri em 2025