Ibovespa hoje: bolsa fecha em leve queda e interrompe sequência de recordes

Índice recuou 0,07%, pressionado pela queda das ações da Petrobras; investidores aguardam votação de projeto de lei na Câmara dos EUA pode encerrar a paralisação do governo americano, que já dura 42 dias

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou esta quarta-feira (12) em leve queda, interrompendo uma sequência de 12 recordes nominais consecutivos.

O principal índice da B3 recuou 0,07%, aos 157.633 pontos. Já o dólar passou por correção após cair 0,64% na última sessão. A moeda americana subiu 0,37% nesta quarta-feira, cotada a R$ 5,29.

Entre as ações, uma das maiores pressões veio dos papéis preferenciais da Petrobras (PETR4), que recuaram 2,56% acompanhando a baixa de mais de 4% do petróleo no mercado internacional em meio a temores de excesso de oferta.

No exterior, investidores aguardam a votação na Câmara dos EUA do projeto de lei que pode encerrar a paralisação do governo americano. O “shutdown” é o mais longo da história do país e já dura 42 dias.

A retomada da divulgação de dados pode fortalecer as apostas em cortes de juros, em meio à persistente incerteza sobre o próximo movimento do Fed.

“Com a retomada das funções do governo, esperamos uma leitura mais clara dos dados econômicos – um passo importante para avaliar a força subjacente da atividade nos EUA”, disse Rajeev De Mello, gestor de portfólio macro global da Gama Asset Management, à Bloomberg News.

“O posicionamento dos investidores está se ajustando a uma confluência de fatores favoráveis.”

Os principais índices americanos fecharam mistos, com Dow Jones e S&P500 subindo 0,68% e 0,06%. Já o Nasdaq recuou 0,26%.

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia mais

Em sua última carta, Warren Buffett deixa lições para investir e para a vida

Gigante global de seguros cresce 600% no Brasil e vê demanda para risco climático