Ibovespa hoje: bolsa cai diante de incertezas políticas antes de decisões de juros

Principal índice da B3 chegou a cair para o patamar dos 155.000 pontos, mas teve as perdas limitadas após Flávio citar Paulo Guedes ao dizer que procura aliados para compor sua candidatura

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) teve um pregão volátil nesta terça-feira (9), em meio às incertezas causadas pelo vaivém no campo da direita para as eleições presidenciais de 2026.

Depois de dizer que a retirada de sua candidatura teria um preço no final de semana, o senador Flávio Bolsonaro reafirmou sua intenção de concorrer ao pleito nesta terça-feira, dizendo ao jornal Folha de S.Paulo que a candidatura seria “irreversível”.

A declaração foi dada após a visita de Flávio ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que começou a cumprir a 27 anos de prisão por planejar um golpe após sua derrota em 2022. Flávio havia sinalizado no começo da semana que poderia retirar a candidatura em troca da anistia do pai.

A reafirmação do nome de Flávio é um ponto de preocupação para os investidores, diante da avaliação de que o filho do ex-presidente teria menos chances em uma eventual disputa contra Lula em 2026 do que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O principal índice da B3 caiu 0,13%, aos 157.981 pontos, após operar entre perdas e ganhos ao longo do pregão. O Ibovespa chegou a cair para o patamar dos 155.000 pontos, mas teve as perdas limitadas após Flávio citar Paulo Guedes ao dizer que procura aliados para compor sua candidatura.

“Conversei com Paulo Guedes antes de haver o anúncio do meu nome”, disse o senador Flávio Bolsonaro a jornalistas em Brasília nesta terça-feira.

“Busco pessoas de confiança, que já foram testadas e aprovadas, para nos ajudarem agora para deixar de uma forma bastante clara qual o rumo o Brasil deve seguir, em especial na parte econômica”, afirmou

Já o dólar subiu 0,26%, cotado a R$ 5,44. Na máxima do dia, a moeda chegou a alcançar o patamar de R$ 5,49.

O dia também foi de cautela também no exterior, antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que será tomada na quarta-feira (10).

A ampla expectativa é por um corte de juros de 0,25 ponto percentual, que leve a taxa para um intervalo entre 3,50% e 3,75% ao ano.

O aumento dos rendimentos dos títulos reduziu o apetite pelo risco, já que os investidores ficaram cautelosos quanto ao ritmo dos cortes nas taxas.

A expectativa atual é de apenas dois cortes em 2026, um recuo em relação às previsões mais otimistas das últimas semanas.

O S&P500 ficou estável, com leve baixa de 0,09%. O Dow Jones recuou 0,38%, enquanto o Nasdaq fechou em alta de 0,13%.

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia mais

Por que o cenário macro ‘perdeu’ espaço na estratégia da BlackRock para 2026

Com aval de Trump, Nvidia pode voltar a exportar chip de IA H200 para a China