Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) estendeu as perdas e fechou em queda nesta terça-feira (18), diante da preocupação de investidores com os altos valuations de ações de tecnologia ligadas à inteligência artificial antes da divulgação de resultados trimestrais da Nvidia nesta semana.
O principal índice da B3 recuou 0,30%, aos 156.522 pontos, o menor nível de fechamento desde 10 de novembro.
Já o dólar teve queda de 0,15%, cotado a 5,32, revertendo o movimento de valorização da véspera.
Leia também: Dólar e eleições vão ditar o ritmo de cortes de juros, diz economista da G5 Partners
O desempenho do Ibovespa foi influenciado principalmente pelo recuo das ações da Vale (VALE3), que caíram 0,31% e foram a maior influência negativa em volume.
As ações do setor financeiro também pesaram diante da maior aversão ao risco no mercado global. Os papéis da B3 (B3SA3) e de bancos caíram, incluindo Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), BTG Pactual (BPAC11) e Santander Brasil (SANB11).
Investidores se preocupam ainda com a repercussão do caso do Banco Master para o setor financeiro e para a reputação de bancos e corretoras que distribuíram CDBs da instituição de Daniel Vorcaro a seus clientes.
Vorcaro foi preso pela Polícia Federal na noite de segunda-feira em operação que investiga a suspeita de fraude financeira, e o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master.
A MBRF (MBRF3) fechou em queda de 8,05%, a R$ 23,54, e foi a maior baixa do dia em um movimento de correção depois dos ganhos na véspera. A Hapvida (HAPV3) estendeu as perdas e caiu 5,56%.
Na ponta positiva, a Petrobras subiu e ajudou a impedir uma queda maior do Ibovespa. Os papéis preferenciais da petroleira estatal (PETR4) subiram 0,33%, enquanto as ações ordinárias (PETR3) ficaram estáveis.
A Axia Energa - ex-Eletrobras - (AXIA3), a Vibra (VBBR) e a Raia Drogasil (RADL3) tiveram ganhos e também ficaram entre as principais contribuições positivas.
Estados Unidos
No mercado americano, a aversão global risco se intensificou diante do temor renovado com a valorização das empresas de tecnologia às vésperas da divulgação do resultado trimestral da Nvidia nesta quarta-feira (19).
As projeções (guidance) da empresa podem ter impactos significativos devido à sua enorme influência sobre os principais índices.
Wall Street tem ficado cada vez mais preocupada com o fato de que a IA ainda não gera receita ou lucro suficientes para justificar o gasto maciço em novas infraestruturas.
Embora o S&P 500 tenha se afastado das mínimas do dia, o índice recuou pelo quarto pregão consecutivo, com queda de 0,82%. O Nasdaq Composite caiu 1,21% e o Dow Jones teve perdas de 1,07%.
-- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Mercados emergentes são melhor aposta em ações na próxima década, diz Goldman
Banco Master tem liquidação decretada e Daniel Vorcaro é preso pela Polícia Federal