Ibovespa hoje: novo recorde acima de 145 mil pontos com queda de juros nos EUA

Banco central americano iniciou ciclo de alívio monetário com redução de 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (17) e sinalizou mais dois cortes nas próximas reuniões do ano

After Hours
17 de Setembro, 2025 | 06:05 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) registrou seu terceiro dia consecutivo de valorização nesta quarta-feira (17), com a confirmação do início do ciclo de corte de juros nos Estados Unidos esperada por investidores.

O principal índice da B3 subiu 1,06%, aos 145.594 pontos. O Ibovespa renovou o recorde batido na véspera, quando fechou acima dos 144.000 pontos pela primeira vez.

PUBLICIDADE

Já o dólar encerrou a sessão praticamente estável após duas sessões de baixa e subiu 0,06% contra o real, cotado a R$ 5,30.

Fechamento 17/09/2025

Embora altamente esperada, a decisão de juros nos Estados Unidos contribuiu para o apetite ao risco.

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) reduziu sua taxa de juros básica em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 4,00% e 4,25% – e previu mais duas reduções ainda neste ano.

PUBLICIDADE

O presidente do Fed, Jerome Powell, também sinalizou que continua preocupado com as pressões inflacionárias resultantes das tarifas apesar do corte realizado nesta quarta-feira.

“Nossa obrigação é garantir que um aumento pontual no nível de preços não se torne um problema contínuo de inflação”, disse ele.

Ao analisar as perspectivas de novos movimentos nas taxas, Powell foi cauteloso e disse que o Fed está agora que precisa ser analisada de “reunião em reunião”. A próxima decisão do Fed será tomada em 29 de outubro.

PUBLICIDADE

No Brasil, após o fechamento dos mercados, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano, em linha com a expectativa do mercado.

Investidores acompanham de perto os sinais do Banco Central sobre quando poderá ter início o ciclo de redução dos juros.

-- Com informações da Bloomberg News.

PUBLICIDADE

Leia também

Após corte nas taxas, Powell diz que o mercado de trabalho não é mais ‘muito sólido’

Nu Asset mira expansão com ETF de renda fixa. E inicia com dívida corporativa dos EUA