Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou perto da estabilidade nesta quinta-feira (21), em um dia agitado no noticiário político com novo indiciamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e a divulgação de uma nova pesquisa eleitoral que mostra favoritismo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2026.
O principal índice da B3 caiu 0,12%, aos 134.511 pontos.
O dólar registrou leve alta de 0,09% após a queda da véspera. A moeda americana encerrou a sessão cotada a R$ 5,48.
No front político, a Polícia Federal indiciou na noite de quarta-feira (20) o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, por coação a autoridades responsáveis pelo processo de tentativa de golpe de Estado no qual o ex-presidente é réu.
Segundo a PF, os indiciados atuaram para que o Brasil fosse alvo de sanções impostas pelos Estados Unidos.
Nos mercados, o temor é que a resposta do judiciário brasileiro gere retaliações por parte do governo Trump, que já impôs tarifas de 50% sobre os produtos exportados aos EUA.
Investidores avaliam ainda nova pesquisa eleitoral da Genial/Quaest que aponta liderança de Lula nos cenários de primeiro turno para as eleições de 2026 e vantagem maior do petista no segundo turno em relação aos principais nomes da oposição.
Contra Bolsonaro, que está inelegível, Lula venceria no segundo turno com 47% dos votos contra 35% do ex-presidente.
Leia também: Conheça 10 empresas para ficar de olho neste segundo semestre
No exterior, os principais índices de ações registraram o quinto pregão consecutivo de perdas pressionados pela realização de lucros nas empresas de tecnologia. S&P500 caiu 0,40%, enquanto Dow Jones e Nasdaq tiveram quedas de 0,34% cada.
Investidores aguardam ainda o simpósio anual do Fed de Kansas em Jackson Hole, no Wyoming. O evento começa na quinta-feira (21) e o presidente do Fed, Jerome Powell, irá discursar na sexta-feira (22).
A expectativa é de que Powell forneça sinais sobre a próxima decisão de política monetária do Fed em setembro.
Oncoclínicas (ONCO3) desaba 17,31%
Na bolsa brasileira, o destaque do dia ficou com as ações da Oncoclínicas (ONCO3), que desabaram 17,3%.
Os papéis chegaram a entrar em leilão na B3 após o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, noticiar uma possível venda de participação na empresa.
Daniel Vorcaro, do Banco Master, estaria em fase de liquidação de patrimônio e buscando vender sua fatia de 14,5% na empresa para Joesley Batista, acionista controlador da J&F, dona da JBS, ao lado do irmão Wesley.
-- Com informações da Bloomberg News
Leia também
Ata do Fed mostra que maioria dos diretores vê inflação como o maior risco
Nubank tem terceiro upgrade para compra em uma semana após lucro acima do esperado