Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) teve a primeira queda na semana, com os investidores reagindo aos riscos de perda de independência do Federal Reserve, nos EUA, e a novos dados de inflação no Brasil.
O principal índice da bolsa brasileira recuou 0,18%, aos 137.771 pontos, nesta terça-feira (26), influenciado principalmente pela queda das ações da Petrobras e de alguns bancos.
Os papéis ordinários da estatal de petróleo (PETR3) caíram 0,51%, enquanto os preferenciais (PETR4) perderam 0,74%, diante do recuo dos futuros de petróleo.
Entre os bancos, o Itaú Unibanco (ITUB4) caiu 0,67% e o BTG Pactual (BPAC11) teve queda de 0,46%. O Bradesco (BBDC4) perdeu 0,24%, e o Banco do Brasil (BBAS3) e o Santander Brasil (SANB11) subiram respectivamente 1,65% e 0,66%.
A alta de 0,89% das ações da Vale (VALE3) ajudou a evitar um desempenho mais negativo do Ibovespa.
O dólar (USDBRL) se valorizou diante das incertezas globais, e subiu 0,36% cotado a R$ 5,43.
Leia também: Para BlackRock, América Latina tem ‘o que é preciso’ para se beneficiar da IA
Na agenda econômica, a inflação ao consumidor teve variação negativa na prévia do IPCA de agosto, com queda de 0,14%, segundo divulgado pelo IBGE na manhã desta terça-feira (26).
Foi o primeiro resultado negativo do IPCA-15 desde julho de 2023, mas o resultado veio acima do consenso das projeções segundo a Bloomberg.
O resultado negativo foi influenciado pela incorporação do Bônus de Itaipu nas contas de energia e pela queda nos preços dos alimentos.
No acumulado em 12 meses, o IPCA-15 do mês foi de 4,95%, abaixo dos 5,30% até julho, mas acima do consenso de 4,89%.
No exterior, os principais índices de Nova York fecharam em alta. Os investidores mantiveram o foco nas perspectivas de corte de juros pelo Federal Reserve, apesar dos riscos à independência da autoridade monetária depois que o presidente Donald Trump decidiu destituir Lisa Cook do cargo de diretora por supostas alegações de fraude em pedidos de hipoteca.
Cook diz que irá contestar a decisão do presidente na Justiça, e Trump afirmou que a Casa Branca está preparada para lidar com a disputa nos tribunais, indicado a possibilidade de uma longa batalha legal.
O Federal Reserve, por sua vez, afirmou que irá acatar a qualquer decisão judicial sobre o caso.
Investidores também estão na expectativa dos resultados trimestrais da Nvidia (NVDA), que está programada para divulgar seu balanço do segundo trimestre na quarta-feira (27).
Os papéis da fabricante de chips que estão por trás do crescimento das ferramentas de inteligência artificial registraram alta de 1,09% nesta terça, impulsionando os índices.
O S&P 500 subiu 0,41% e o Nasdaq Composite teve alta de 0,44%. O Dow Jones avançou 0,30%.
-- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Anúncio de demissão de diretora do Fed Lisa Cook por Trump abre batalha legal
Prévia da inflação no Brasil tem primeira queda desde 2023, mas vem acima da projeção