Ibovespa cai e dólar recua a R$ 5,21 após PIB dos EUA frustrar expectativas

Economia dos EUA cresceu mais lentamente do que o esperado no final do ano passado; índices futuros americanos operam em queda

Investidores reagem à divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) americano (Foto: Michael Nagle/Bloomberg)
20 de Fevereiro, 2026 | 11:17 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) e o dólar operavam em queda nesta sexta-feira (20), a medida que investidores reagem à divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) americano, que veio abaixo do esperado.

Ibovespa (IBOV): -0,80% às 11h, aos 187.017 pontos

PUBLICIDADE

Dólar comercial: -0,42% às 11h, cotado a R$ 5,21

O PIB ajustado pela inflação cresceu 1,4% em termos anualizados no quarto trimestre de 2025, enquanto a expectativa era de alta de 2,8%. O resultado veio após um aumento de 4,4% no trimestre anterior, segundo a estimativa inicial do governo divulgada nesta sexta-feira.

No acumulado do ano, a economia cresceu 2,2%.

PUBLICIDADE

“Foi um número decepcionante”, disse Brian Jacobsen, da Annex Wealth Management. “Indicadores em tempo real elevaram nossas expectativas de algo mais próximo de 3%, então 1,4% é uma grande frustração.”

No exterior, as ações caminhavam para praticamente eliminar o ganho da semana, com os futuros do S&P 500 caindo 0,3% nas primeiras negociações em Nova York. O rendimento dos Treasuries de 10 anos subiu 1 ponto-base, para 4,08%. O dólar oscilava, mas seguia rumo à melhor semana desde novembro.

Os mercados de juros continuaram a precificar totalmente um corte de taxas pelo Federal Reserve em julho e pelo menos duas reduções em 2026.

PUBLICIDADE

-- Com a Bloomberg News.

Leia mais

Gigantes de vale-refeição travam batalha judicial contra novas regras do setor