Ibovespa sobe com exterior, mas tem ganhos limitados por queda de Petrobras e Vale

Investidores repercutem dados de emprego nos EUA e sinalizações de membros do Fed de que juros ficarão mais altos por mais tempo

Painel de ações na bolsa brasileira, B3
04 de Outubro, 2023 | 01:31 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV), que cedia na abertura do dia diante de quedas significativas nas ações de blue chips como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4), apagou as perdas e operava em alta na tarde desta quarta-feira (4).

Por volta das 13h30 (horário de Brasília), o principal índice de renda variável da bolsa brasileira subia 0,51%, aos 114.000 pontos. Já o dólar recuava 0,74%, negociado a R$ 5,13.

PUBLICIDADE

Com os investidores analisando o selloff global de ações e o forte avanço dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos no dia anterior, as atenções recaem hoje sobre os dados de emprego do setor privado no país.

As empresas dos EUA criaram o menor número de vagas de emprego desde o início de 2021 em setembro, e o crescimento dos salários desacelerou, indicando um enfraquecimento da demanda por trabalho em várias indústrias.

Os empregos privados aumentaram em 89.000 no mês passado, depois de subirem 180.000 em agosto, de acordo com números publicados nesta quarta-feira (4) pelo Instituto de Pesquisa ADP em colaboração com o Laboratório de Economia Digital de Stanford.

PUBLICIDADE

Ainda por lá, traders seguem tentando prever os próximos passos do Federal Reserve no movimento de aperto monetário enquanto repercurtem falas de membros do Fed de que as taxas de juros deverão permanecer mais altas por mais tempo.

Na terça (3), Raphael Bostic, presidente do Fed de Atlanta, disse que o Fed deveria manter as taxas de juros elevadas por mais tempo para trazer a inflação de volta à meta de 2%.

As taxas de juros de longo prazo têm aumentado desde a reunião de setembro, à medida que os mercados se ajustam à mensagem “hawkish” do Fed. Na terça (3), o rendimento dos títulos do Tesouro de 30 anos subiu acima de 4,85%, atingindo os níveis mais altos desde 2007.

PUBLICIDADE

Confira o desempenho dos mercados por volta das 13h30 (horário de Brasília):

  • O Ibovespa subia 0,51%, aos 114.000 pontos;
  • O dólar recuava 0,74%, a R$ 5,13;
  • Em Wall Street, o S&P 500 subia 0,59%, enquanto o Nasdaq 100 tinha alta de 1,02%

-- Matéria atualizada às 13h30 com as cotações do mercado

Leia também:

Americanas suspende venda de Puket e Imaginarium e cita ofertas abaixo do esperado

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.