Bloomberg Línea — Em uma inversão de ânimo frente à última semana, o Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta segunda-feira (4) impulsionado pelo otimismo no exterior, onde a expectativa é de corte na taxa de juros dos Estados Unidos.
O principal índice da B3 avançou 0,40%, aos 132.971 pontos.
Já o dólar acompanhou o desempenho global da moeda e recuou 0,69% contra o real, cotado a R$ 5,506.
Leia também: Bayer vai ampliar produção no Brasil para acelerar crescimento em Consumer Health
O movimento ocorreu após a divulgação de um payroll mais fraco que o esperado na sexta-feira (1º). A leitura dos investidores é que o dado poderia levar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a cortar juros para estimular a economia.
Vale lembrar que a reação foi negativa em um primeiro momento: na sexta-feira, o S&P 500 apresentou sua maior queda desde maio. Um contraste em relação à alta de 1,47% nesta segunda-feira.
Isso porque os sinais de fraqueza econômica podem ser interpretados tanto como algo negativo para o mercado ou como um catalisador para que o Fed corte as taxas de juros mais cedo ou mais tarde. A avaliação é de Chris Larkin, da E*Trade, do Morgan Stanley.
“[Além disso] esta semana é tranquila no calendário econômico, então os investidores podem estar se baseando nos resultados, juntamente com quaisquer novas tarifas e desenvolvimentos comerciais”, disse à Bloomberg News.
Leia também: BP anuncia sua maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos na bacia de Santos
A porcentagem de agentes de mercado que espera um corte já para a reunião de setembro subiu de 63% na semana passada 85% nesta semana, segundo ferramenta de monitoramento do CME Group.
“Estamos comprados em correções e otimistas para os próximos 12 meses”, escreveram estrategistas de ações do Morgan Stanley liderados por Michael Wilson em uma nota.
“Acreditamos que o Fed eventualmente fará a transição para cortes. Sexta-feira pode ter sido o único movimento de baixa por ora — até que novos dados fracos de emprego ou de crescimento comecem a surgir.”
Quase todos os principais grupos do índice de ações dos EUA avançaram nesta segunda-feira, e cerca de 85% das ações do S&P 500 fecharam em alta.
As gigantes de tecnologia, que sofreram o impacto negativo recentemente, lideraram os ganhos na segunda-feira. Nvidia (NVDA) e Meta (META) subiram 3,62% e 3,51%, respectivamente.
O índice de tecnologia Nasdaq teve alta de 1,95%, enquanto o Dow Jones avançou 1,34%.
– Com informações da Bloomberg News.