Ibovespa avança com impulso da Petrobras (PETR4); dólar recua a R$ 5,22

Ações da petroleira avançam pelo segundo pregão consecutivo; preço do petróleo avança diante das tensões entre EUA e Irã

Por

Bloomberg Línea — Depois de um pregão de queda e baixa liquidez na véspera de Quarta-Feira de Cinzas, o Ibovespa (IBOV) busca opera em alta nesta quinta-feira (19), apoiado nas ações da Petrobras (PETR4), que registram o segundo dia de alta consecutiva.

Já o dólar devolve os ganhos da véspera e volta a cair contra o real, na contramão do desempenho internacional da moeda.

  • Ibovespa (IBOV): +0,29% às 11h, aos 186.561 pontos
  • Dólar comercial: -0,41% às 11h, cotado a R$ 5,22.
  • Petrobras (PETR4): +1,53% às 11h

A alta de mais de 1% nas ações da Petrobras acompanham os ganhos do petróleo no mercado internacional. Após salto perto de 5% na véspera, nesta quinta-feira os preços da commodity sobem perto de 2%.

O pano de fundo para a alta é a retomada das tensões geopolíticas entre Estados Unidos e Irã – este último um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

O site americano de notícias Axios afirmou na quarta-feira (18) que uma grande operação militar dos EUA no Oriente Médio poderia começar em breve.

O aumento da presença militar dos EUA na região coloca em risco o acordo diplomático sobre as atividades nucleares do Irã, de acordo com o chefe da agência nuclear das Nações Unidas ouvido pela Bloomberg News.

Uma possível guerra colocaria em risco o fluxo de uma região produtora de cerca de um terço do petróleo mundial.

O aspecto político interno dos EUA, no entanto, conta a favor de um acordo diplomático. Isso porque o presidente Donald Trump, corre o risco de irritar os eleitores antes das eleições de meio de mandato deste ano se um aumento nos preços do petróleo bruto encarecer a gasolina.

“A incapacidade de resolver as principais áreas de disputa continua a inclinar a balança a favor de outro confronto militar”, disseram analistas da RBC Capital Markets, incluindo Helima Croft, em nota.

“O enorme acúmulo de recursos militares dos EUA na região, bem como o recente exercício naval iraniano no Estreito de Ormuz, parecem sugerir que a sequência de eventos para um segundo conflito militar já começou.”

Em meio às tensões geopolíticas e à temporada de balanços, os futuros dos principais índices americanos operam em queda.

  • Dow Jones futuro: -0,34%, às 11h
  • S&P500 futuro: -0,32%, às 11h
  • Nasdaq futuro: -0,39%, às 11h

-- Com a Bloomberg News.

Leia mais

Movida quer aumentar a base de clientes, mas ‘não a qualquer custo’, diz CEO

Brasil vira peça-chave em virada estratégica de dupla de ex-Schroders na Neuberger