Ibovespa avança com exterior após dados de emprego nos EUA abaixo do esperado

Número de pedidos de auxílio-desemprego abaixo do esperado pode aliviar preocupações sobre forte desaceleração do mercado de trabalho dos EUA

Painel de ações da bolsa brasileira
08 de Agosto, 2024 | 10:28 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) avança nesta quinta-feira (8), em meio à melhora do sentimento externo, com novos dados da economia dos EUA no radar.

Por volta das 15h (horário de Brasília), o principal índice de renda variável da bolsa brasileira subia 0,88%, aos 128.640 pontos. O dólar, por sua vez, recuava 0,86%, a R$ 5,58.

Os investidores monitoram hoje dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos: os pedidos de auxílio-desemprego, que caíram na semana passada, marcando a maior queda em quase um ano.

Leia também: JPMorgan eleva probabilidade de recessão nos EUA até o final do ano para 35%

PUBLICIDADE

Os pedidos diminuíram em 17.000, totalizando 233.000 na semana encerrada em 3 de agosto, de acordo com o Departamento do Trabalho americano. O número veio abaixo dos 240.000 pedidos esperados em pesquisa da Bloomberg.

Os dados podem aliviar algumas preocupações de que o mercado de trabalho esteja esfriando rápido demais após o relatório de empregos (payroll) da semana passada.

A maior cautela com o desempenho da economia dos EUA levou o JPMorgan (JPM) a ver uma probabilidade de 35% de que a economia americana entre em recessão até o final deste ano, acima dos 25% estimados no início do mês passado.

A equipe manteve as chances de uma recessão no segundo semestre de 2025 em 45%.

No âmbito doméstico, o presidente do Banco Central, Campos Neto, participa de um evento sobre cadastro positivo, enquanto o diretor de política monetária do BC, Gabriel Galípolo, faz palestras.

Os investidores estarão atentos caso abordem o tema da política monetária, em busca de sinais que possam apontar para um aumento dos juros após a ata mais dura do Copom.

Atenção ainda para o balanço do segundo trimestre da Petrobras (PETR3; PETR4) após o fechamento do pregão. Segundo analistas do Citi, a estatal deve continuar gerando um bom fluxo de caixa operacional, e há otimismo sobre os anúncios de dividendos ordinários no curto prazo.

PUBLICIDADE

-- Atualização das cotações às 15h (horário de Brasília)

-- Com informações da Bloomberg News

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.