Ibovespa avança com expectativa de inflação mais baixa; dólar sobe a R$ 5,44

Boletim Focus mostrou que a expectativa do mercado para a inflação ficou abaixo de 5% pela primeira vez em oito meses

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) iniciou a semana em terreno positivo, com investidores de olho nas projeções de inflação no Brasil e no aguardo de novidades sobre a política monetária nos Estados Unidos.

O principal índice da B3 subiu 0,72%, aos 137.322 pontos.

O otimismo no mercado local veio após o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (18) mostrar uma desaceleração das expectativas para a inflação de 2025.

Pela primeira vez em oito meses a expectativa do mercado para a inflação ficou abaixo de 5%.

Segundo o Focus, as projeções para o IPCA são de 4,95%, ante 5,05% na semana passada.

O dado pode reforçar a postura mais cautelosa do Banco Central, que tem mantido os juros altos para controlar a inflação. E, caso a ancoragem das expectativas se confirme, é um cenário que poderia abrir as portas para cortes de juros.

Já o dólar teve uma sessão de recuperação após as baixas da última semana e fechou em alta de 0,68%, cotado a R$ 5,44.

A moeda ganhou força com a leitura de aumento de tensão entre Brasil e Estados Unidos após o jornal Folha de S. Paulo, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta segunda-feira que ordens judiciais e executivas de governos estrangeiros precisam ser homologadas no Brasil para ter eficácia.

O despacho de Dino foi dado em processo sobre o desastre de Mariana e busca blindar o ministro Alexandre de Moraes do efeito da Lei Magnitsky, segundo o jornal.

O temor no mercado é de uma nova escalada nas tensões com o governo do presidente americano Donald Trump.

“[A decisão] abre uma nova frente para toda essa confusão com o Trump. Voltam a entrar no cenário os possíveis riscos de resposta, já que nos últimos dias parece que os ânimos estavam mais tranquilos”, disse Viniccius Valentim, estrategista da Warren, à Bloomberg News.

No exterior, os investidores aguardam o simpósio anual do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de Kansas em Jackson Hole, Wyoming.

O evento começa na quinta-feira (21) e o presidente do Fed, Jerome Powell, irá discursar na sexta-feira (22).

A expectativa é que Powell adiante a estratégia que o banco central usará para atingir suas metas de inflação e emprego.

O presidente do Fed também pode dar algumas dicas sobre os bastidores antes da reunião de política monetária de setembro.

O BC americano manteve as taxas de juros inalteradas em todas as reuniões deste ano, enquanto aguardam para ver como as tarifas do governo Trump impactam a economia.

Os principais índices de ações dos EUA fecharam perto da estabilidade, com o Dow Jones e o S&P500 em leve queda de 0,05% e 0,01%, respectivamente. O Nasdaq subiu 0,03%.

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também

Shops Faria Lima a health center: JHSF avança em ecossistema de alta renda, diz CEO