Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) teve a primeira alta em oito pregões nesta quarta-feira (16), em um dia de forte volatilidade nos mercados.
Investidores repercutiram desdobramentos da guerra comercial deflagrada pelo presidente Donald Trump, além de uma possível demissão do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
O saldo final foi positivo para o índice, que conseguiu fechar no azul, com alta de 0,19%, aos 135.511 pontos.

O momento de maior volatilidade do pregão veio após um oficial da Casa Branca dizer que Trump teria planos de demitir Jerome Powell, presidente do Fed, em breve.
A notícia foi negada por Trump logo na sequência, o que ajudou na recuperação da bolsa e do real.
O dólar, que chegou a subir a R$ 5,59 na máxima do dia, mas fechou estável a R$ 5,56, em leve alta de 0,06%.
Mais cedo, o clima era de pessimismo no Brasil após novo desdobramento da tensão comercial com os Estados Unidos.
Citando supostas práticas comerciais ilegais, o Escritório do Representante do Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês) abriu uma investigação contra o Brasil na noite de terça-feira (15), citando elementos como Pix, etanol, desmatamento e corrupção entre pontos de atenção.
A investigação começou quase uma semana depois de Trump ter anunciado uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA a partir de 1º de agosto.
Leia também: Trump nega planos de demitir Jerome Powell: ‘é altamente improvável’
Investidores repercutiram ainda nova pesquisa que mostrou recuperação da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O levantamento da Genial/Quaest mostrou que a desaprovação do governo caiu de 57% para 53%. Na véspera, pesquisa da AtlasIntel para a Bloomberg News constatou que o índice de aprovação de Lula subiu de 47,3% para 49,7%.
Entre as ações do Ibovespa, a Usiminas (USIM5) teve a maior baixa do dia, com queda de 4,52%. Na ponta positiva, Pão de Açúcar (PCAR3) avançou 10,66% depois da empresa informar que a família Coelho Diniz, de MG, aumentou sua participação na empresa.
Segundo o comunicado, André Luiz Coelho Diniz, Alex Sandro Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz e Helton Coelho passam a deter, conjuntamente, 17,7% das ações da companhia. Cada um possui 17.345.580 ações.
Nos Estados Unidos, as principais bolsas subiram, com investidores avaliando os movimentos de Trump e a temporada de balanços corporativos referentes ao segundo trimestre.
O S&P500 teve alta de 0,32%, enquanto Nasdaq 100 e Dow Jones subiram 0,25% e 0,53%, respectivamente.
– Com informações da Bloomberg News.
Leia também: Maioria dos brasileiros apoia Lula e vê tarifa de Trump como injusta, mostra pesquisa