Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) busca recuperação nesta quinta-feira (18).
Após dois pregões de forte queda de olho no cenário eleitoral para 2026, o principal índice da B3 operava perto da estabilidade por volta das 11h15, com leve queda de 0,01% e aos 157.310 pontos.
Por aqui, as incertezas no mercado começaram na terça-feira (16), com a divulgação da pesquisa da Genial/Quaest, que mostrou vitória do atual presidente Lula em um segundo turno contra Flávio Bolsonaro. A pesquisa também apontou enfraquecimento do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas contra Lula.
Tarcísio é o nome favorito do mercado para o pleito e a consolidação de Flávio como candidato da direita também vem trazendo volatilidade para a bolsa e o câmbio.
A pesquisa Bloomberg/AtlasIntel, divulgada nesta quinta-feira, apontou vitória do petista contra todos os candidatos da direita em segundo turno.
O dólar voltou a subir nesta manhã e operava com ganhos 0,18% contra o real, cotado a R$ 5,53 no mesmo horário. A moeda americana avança 3,51% no mês e 2% apenas nesta semana.
No exterior, os holofotes estão na divulgação do CPI, dado de inflação ao consumidor dos Estados Unidos.
Um dos principais indicadores observados pelo Fed (Federal Reserve, o banco central americano) para definição da política monetária, o CPI veio abaixo do esperado, o que deixou os investidores otimistas.
O núcleo do CPI de novembro, que exclui as categorias de alimentos e energia, frequentemente voláteis, aumentou 2,6% em novembro, de acordo com dados do Departamento de Estatísticas do Trabalho divulgados na quinta-feira. Isso se compara a um avanço anual de 3% dois meses antes. O CPI geral subiu 2,7% em novembro em relação ao ano anterior.
O dado melhor que o esperado impulsiona os índices futuros do mercado americano. Os futuros do S&P500 têm alta de 0,79% por volta das 11h10, enquanto os de Dow Jones e Nasdaq tem ganhos de 0,47% e 1,40%, respectivamente.
-- Com informações da Bloomberg News.
Leia mais
Mais petróleo, menos energia verde: a visão do mercado sobre a nova CEO da BP
Aegea contrata BTG Pactual, Itaú BBA e Morgan Stanley para plano de IPO, dizem fontes









