Bloomberg — A Chicago Mercantile Exchange restaurou algumas operações após uma interrupção de cerca de nove horas, mas seus principais mercados futuros globais, de ações a títulos e commodities, ainda estão fora do ar.
O mercado EBS, uma plataforma usada em câmbio, foi reaberto ao meio-dia, horário de Londres, de acordo com um aviso no site do CME Group.
Não foram fornecidas informações sobre quando as outras plataformas afetadas retomariam suas operações.
A paralisação durou mais do que uma interrupção semelhante devido a um erro técnico em 2019 e ressalta o alcance do CME Group e de sua plataforma de negociação eletrônica Globex.
Isso provocou uma frustração generalizada, pois os participantes do mercado contemplaram a perspectiva de uma sessão de negociação perdida para milhões de contratos que acompanham o S&P 500, o Dow Jones Industrial Average e o Nasdaq 100 em uma das maiores bolsas de derivativos do mundo.
Leia também: ‘Voando no escuro’: pane na CME deixa traders sem referência para mercado à vista
Os mercados de câmbio, que continuaram a ser negociados durante todo o dia, não apresentaram grande volatilidade após a reabertura ao meio-dia.
Os movimentos das moedas do G-10 foram bastante contidos na sexta-feira, com o dólar pouco alterado em relação ao iene e subindo 0,2% em relação ao euro.
A interrupção das negociações foi causada por um mau funcionamento do sistema de resfriamento em um data center na área de Chicago, de acordo com a operadora da instalação, CyrusOne.
As equipes de engenharia reiniciaram vários resfriadores e implantaram equipamentos de resfriamento temporários, disse um porta-voz, sem dar um prazo para a retomada das operações normais no local.
Leia também: Falha técnica em data center da CME interrompe negociações de futuros nos EUA
Para os mercados ainda afetados pela interrupção, o impacto foi significativo. A negociação de futuros do Tesouro dos EUA permaneceu suspensa, enquanto os títulos em dinheiro tiveram atividade limitada.
Os mercados de títulos europeus e do Reino Unido, que são negociados em uma bolsa diferente, não foram afetados.
Para alguns, o momento da interrupção na sexta-feira pode causar um inconveniente especial, se durar, devido à necessidade de rolar posições de um contrato para outro.
O ouro teve movimentos erráticos no início das negociações em Londres, com a diferença entre as ofertas de compra e venda subindo brevemente em meio à pouca liquidez.
O petróleo bruto dos EUA e o óleo de palma na bolsa da Bursa Malaysia também foram afetados.
Sexta-feira é o dia de vencimento dos contratos futuros de gasolina e diesel que podem ser liquidados com a entrega do combustível físico real, acrescentando mais uma possível complicação para alguns traders.
Para as mesas de derivativos de ações, a interrupção criou desafios significativos. As opções sobre o S&P 500, que representam cerca de US$ 600 bilhões em valor nocional, foram definidas para expirar na sexta-feira, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
Alguns traders podem tentar usar ETFs e futuros do Euro Stoxx para fazer delta-hedge das posições de opções do SPX, disse Oliver Deutschmann, chefe de derivativos de ações da EMEA na Liquidnet, mas nenhum deles oferece um hedge limpo.
“Os formadores de mercado podem retirar as cotações de tela e os clientes podem ter dificuldades para obter um tamanho significativo até que os futuros voltem a ser negociados”, disse Deutschmann.
Liquidez perdida
Outros relataram que os volumes foram transferidos para plataformas alternativas à medida que a liquidez e a transparência de preços evaporaram.
“Os traders estarão mudando para ferramentas alternativas de liquidez onde puderem”, disse Nick Twidale, analista-chefe da AT Global Markets em Sydney.
“Perdemos uma das principais fontes de liquidez do mercado. Isso aumenta o risco de movimentos exacerbados se ocorrer um grande evento.”
A maioria dos mercados dos EUA foi fechada na quinta-feira para o feriado de Ação de Graças e deve reabrir mais tarde para um dia de negociação mais curto.
Felizmente para os investidores, as notícias esperadas para a sexta-feira são limitadas, sem dados econômicos programados para serem divulgados nos EUA e sem previsão de palestrantes do Federal Reserve antes de um período de blackout que antecede a decisão antecipada sobre a taxa de juros em dezembro.
Novembro tem sido um mês volátil para as ações, com o S&P 500 caindo até 4,7% em meio a preocupações sobre a trajetória dos cortes das taxas do Fed e as avaliações das ações ligadas à inteligência artificial.
O índice recuperou essas perdas e a volatilidade vem caindo durante toda a semana, voltando para perto das mínimas de outubro. O índice de referência das ações dos EUA está perto de apagar sua queda mensal, faltando mais uma sessão para o último mês do ano.
As bolsas operadas pela CME incluem a Chicago Board of Trade, a New York Mercantile Exchange e a Commodity Exchange. A CME também tem participação em outras bolsas, incluindo a Gulf Mercantile Exchange, que disse em um aviso ao mercado que também teve o comércio interrompido devido ao problema de resfriamento.
--Com a ajuda de Jack Ryan, Ruth Carson, Serene Cheong, Yongchang Chin, Hallie Gu, Julien Ponthus, Alex Longley, Blaise Robinson, James Hirai, Weilun Soon e Michael Msika.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.






